sábado, 19 de maio de 2018

CELSO AMORIM ESMIÚÇA AS CIRCUNSTÂNCIAS DA SOBERANIA BRASILEIRA


"Brian Mier - Quero perguntar sobre um conceito chamado "soberania", porque eu não acho que a maioria das pessoas nos Estados Unidos dê muita atenção à palavra. O que é soberania, por que ela é importante e o que o Governo Lula fez para aumentar a soberania brasileira?
Celso Amorim - (...) É a capacidade de determinar o seu próprio destino - até certo ponto, porque todos vivem no mundo e as circunstâncias do mundo também têm sua influência. Mas é, pelo menos, ter a capacidade de conduzir o seu próprio país de uma forma que corresponda aos interesses do seu povo. Basicamente, acho que é isso o que "soberania" significa. Que você pode enfrentar pressões externas de uma forma que não seja submissa. (...) Os Estados Unidos estão muito conscientes do que é soberania, porque quando uma empresa chinesa resolveu comprar uma importante companhia americana de tecnologia, o Presidente Trump decidiu vetar o negócio. Então soberania é isso. Existem alguns ativos que são essenciais para a sua capacidade de determinar o seu próprio destino, levando em conta as circunstâncias do mundo. Eu acho que isso é o que queremos. Para fazer isso, é claro que você precisa de uma política externa que seja capaz de defender seus pontos de vista e lutar por essa política, permitindo que você enfrente qualquer possível ameaça.
Como você acha que a estratégia do governo Lula para a questão da soberania diferiu, por exemplo, das de Fernando Henrique Cardoso ou Itamar Franco?
É muito simples. Vou dar um exemplo, porque acho melhor exemplificar do que tentar definir. A atitude de Lula em relação às reservas de petróleo nas quais ele estabeleceu o protagonismo da Petrobras é um caso de preservação de nossos recursos naturais. Outro exemplo foi a sua autorização para o desenvolvimento de um submarino movido a energia nuclear, capaz de vigiar toda a nossa costa (...) Eu diria que na política externa, na qual eu estava mais ativo, o Governo dele contribuiu para construir um mundo multipolar, no qual cada país não está necessariamente sujeito à hegemonia de outro. Como ele fez isso? Eu exemplificaria com a integração da América do Sul, que agora está sendo abandonada pelo atual Governo, porque mesmo que o Brasil seja grande, não é grande o suficiente para enfrentar os grandes blocos como os Estados Unidos, que são um bloco em si, a China, que é um bloco em si, ou a União Europeia. A integração da América do Sul foi importante, assim como foram as relações com outros países do Sul, inclusive na África e na Índia (...) e também a nossa contribuição para a criação do BRICS, que de alguma forma dão maior equilíbrio às relações internacionais (...)
Como esta postura difere das políticas do governo de Michel Temer?
Em quase todos os aspectos, o Governo Temer está fazendo exatamente o oposto. Internamente, está tomando medidas que aumentam a desigualdade em vez de diminuí-la, como as novas leis trabalhistas e o congelamento de gastos em Saúde e Educação por meio de uma emenda constitucional, algo que é absolutamente inédito em qualquer lugar do mundo, até onde eu sei. E externamente há uma política que nos melhores momentos não é nada e nos piores momentos está fazendo coisas como contribuir com a desintegração da América do Sul, por meio da desativação da Unasul, que foi uma grande conquista durante o Governo Lula, e por não ter qualquer iniciativa em relação aos BRICS e outros grupos como o IBAS (Índia, Brasil e África do Sul). Eles estão reduzindo nossa presença em todos os lugares - mesmo em relação a Palestina e Israel, por não ter uma atitude independente. Eles têm uma atitude muito submissa que tende a dar mais importância a um ou outro lobby interno do que aos interesses reais da paz no mundo. Então, esses são alguns exemplos, mas eu poderia acrescentar outros, como a permissão para a Embraer fazer uma fusão com a Boeing - é claro que todos sabem quem vai dominar o resultado dessa fusão.
Durante o período em que você foi Ministro das Relações Exteriores para o Governo Lula e Ministro da Defesa de Dilma Rousseff, quais foram as políticas implementadas pelo Brasil que, na sua opinião, agradaram o governo dos EUA? Quais foram as políticas que podem tê-los irritado?
Em primeiro lugar, nossa preocupação não era agradar ou desagradar a quem quer que fosse. Nossa preocupação era buscar nossos próprios interesses em solidariedade a outros países, especialmente em nossa região e na África. Ao fazer isso, podemos ter freqüentemente desagradado os Estados Unidos. (...) Mesmo quando desagradamos os Estados Unidos, não fizemos isso para irritá-los - estávamos buscando nossos interesses. E acho que isso foi, em grande medida, entendido. Tanto que, quando, por exemplo, Bush convocou a Cúpula do G20, não tenho certeza se foi a primeira, mas uma das primeiras pessoas a quem ele chamou foi o Presidente Lula, dizendo: “Estou pensando em chamar essa Reunião do G20 para que os países importantes possam discutir como lidar com a economia mundial após a crise do Lehman Brothers.” Este é um exemplo.
(...)
Fiz essa pergunta porque, como sabemos, houve um Golpe de Estado no Brasil em 2016.
Sim.
E alguns dos fatores que levaram ao Golpe foram a Operação Lava Jato e a paralisação da indústria da construção, que levou a 500 mil demissões imediatas e a uma queda no PIB em 2015. E sabemos que a Lava Jato é uma operação conjunta entre o Departamento de Justiça dos EUA, o FBI e a Força-Tarefa de Curitiba liderada por Sergio Moro, que, de acordo com uma ação apresentada pela defesa de Lula em março de 2018, se baseia ilegalmente em comunicações entre Judiciário brasileiro e o Departamento de Justiça dos EUA.
Sim.
Então, sabemos que houve o envolvimento dos Estados Unidos em eventos que levaram ao Golpe e à prisão de Lula. Que razões os Estados Unidos teriam para se envolver em tudo isso?
Posso dar um exemplo muito simples a partir do velho provérbio chinês de que uma imagem vale mais que mil palavras. Havia uma capa da edição americana da Economist que mostrava um mapa de cabeça para baixo das Américas. A América do Sul estava no topo e o resto estava abaixo. O título do artigo principal era "O Quintal de Ninguém". Eu acho que quando as pessoas de Inteligência [dos EUA] tiveram uma de suas reuniões regulares, que eu suponho que eles têm, apesar da falta de coordenação às vezes, eles viram aquele mapa dizendo que a América do Sul e a América Latina não são mais o quintal dos Estados Unidos e estão promovendo avanços como os BRICS, como reuniões independentes com países árabes, tendo reuniões por conta própria, criando a Unasul sem o patrocínio dos EUA ou da Europa ... Eu acho que todas essas coisas de repente levantaram as sobrancelhas em Washington e alguém disse 'bem, nós temos que recolocar isso nos trilhos, colocar esses caras de volta ao lugar a que eles pertencem, que é o quintal.” Não estou dizendo que tudo foi planejado pelos Estados Unidos. É muito difícil dizer e não tenho provas disso, mas certamente houve essa cooperação, que foi mencionada até mesmo por Kenneth Blanco, do Departamento de Justiça. Ele disse que havia uma cooperação muito informal com o Judiciário no Brasil, o que é um escândalo, porque se você tem acordos com a Justiça, eles devem seguir as regras. E seguir as regras implica passar pelos canais apropriados. (...) Você acha que eles espionaram Dilma porque havia o risco de um governo comunista? Não havia nada nesse sentido. Eles espionaram porque estavam interessados ​​na indústria do petróleo e, mais tarde, na indústria da energia nuclear. (...) O objetivo real da investigação Lava Jato é tirar de cena não só a Dilma e não apenas o Lula como pessoas, mas também um projeto, um projeto para um país no qual a soberania ocupava um lugar central.
Lula foi preso há 38 dias por acusações sem provas. Você acha que haverá eleições livres este ano?
(...) As pesquisas mostram que o candidato preferido pelo povo brasileiro é Lula, de longe. Ele vence em todos os cenários no segundo turno, e no primeiro turno ele tem o dobro de votos do segundo colocado. Por isso, acho que todos os nossos esforços devem começar no sentido de possibilitar que Lula seja candidato. Eu sei que é uma batalha difícil, especialmente do ponto de vista judicial, porque isso não aconteceu de uma vez só. É um processo que passou pelo impeachment da Presidenta Dilma, mas percorreu todo o caminho com foco em Lula. Nesta semana o Juiz Moro - é uma coisa incrível até do ponto de vista das aparências -, o homem que conduziu a investigação e a condenação de Lula, está recebendo um prêmio na Câmara de Comércio Brasil-EUA. Isso é uma coincidência? Eu não sei. Na política eu não acredito em coincidências, tudo está relacionado de alguma forma. Então, acho que esse é o fato mais revelador sobre o que está acontecendo no Brasil. O juiz está sendo recompensado pelo bom serviço que prestou. Eu não estou dizendo que ele recebeu dinheiro ou algo assim, mas ele está sendo reconhecido como o homem do ano porque foi capaz de colocar Lula na prisão. Em latim, há uma expressão, et quid prodest, "quem lucra com isso". Então, eu acho que o prêmio dá a resposta. (...)."


(De Celso Amorim, diplomata, ex-ministro das relações exteriores; trechos de  entrevista concedida a Brian Mier, do Brasil Wire. A seleção foi feita pelo jornalista Paulo Henrique Amorim, titular do Conversa Afiada - AQUI).

Nenhum comentário: