segunda-feira, 12 de março de 2018

TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO JÁ RETIRA 1 MILHÃO DO COLAPSO

                      (Clique na imagem para ampliá-la)

Com especial satisfação, transcrevemos trechos da matéria "Após 1 ano, transposição do São Francisco já retira 1 milhão do colapso", publicada no jornal Folha de S.Paulo - AQUI - em sua edição de ontem, 11. Só quem teve a oportunidade de compartilhar pessoalmente as angústias sofridas pelo povo daquela área nordestina pode avaliar a dimensão do sentimento de conforto que está a possuir a população beneficiada: 
               (São as águas de março, chegando ao rio Paraíba!)

Foi aos 45 minutos do segundo tempo. Após seis anos de seca, o açude Boqueirão, única fonte de abastecimento de Campina Grande (PB), registrava apenas 2,9% de sua capacidade —o nível mais baixo desde a inauguração, em 1957, pelo então presidente Juscelino Kubitschek.
“Só tinha água duas vezes por semana. Enchia uns bocados de baldinho, porque não podia comprar a caixa-d’água”, lembra a pensionista Teresinha Peres, 77. “E cheirava horrível, tinha um mau gosto.”
À beira do abismo, a ansiedade dos campinenses era enorme quando a água do São Francisco chegou ao Boqueirão, em 18 de abril de 2017. Levou 38 dias para encher os 110 km de leito seco do rio Paraíba entre o açude e o final do canal da transposição do Eixo Leste, inaugurado um ano atrás.
Não havia plano B. “É quase impossível imaginar o atendimento de Campina Grande com carro-pipa”, diz Ronaldo Meneses, gerente regional da Cagepa (Companhia de Água e Esgotos da Paraíba). “Teria sido o caos. A transposição chegou no momento do quase colapso.”
O impacto foi rápido. No fim de agosto, mesmo sem chuvas, o açude Boqueirão saiu do volume morto (8,2%), encerrando 33 meses e 19 dias de racionamento, o mais longo da história campinense, e agora tem 15,8% da capacidade.
Hoje, a terceira maior cidade do semiárido (410 mil habitantes) e outros 32 municípios da Paraíba e de Pernambuco estão com o abastecimento de água normalizado, beneficiando 1 milhão de pessoas, segundo o Ministério da Integração Nacional.

Nenhum comentário: