sábado, 13 de janeiro de 2018

GOSTOSA, MALICIOSA, ESSA É A MARCHINHA DE CARNAVAL

.
E VIVA A MARCHINHA!



Gostosa, maliciosa, essa é a marchinha de carnaval

Por Carlos Motta

Entra ano, sai ano, quando chega o carnaval, fica a dúvida entre os organizadores dos blocos e chefes de orquestras e bandinhas: que músicas tocar nestes tempos do politicamente correto?

Para evitar confusão, alguns hits consagrados no passado, como "Cabeleira do Zezé" e "Maria Sapatão", ambos de José Roberto Kelly, um dos mais prolíficos compositores de marchinhas carnavalescas, já foram banidos do repertório da quase totalidade dos blocos.

Há casos meio dúbios, como "O Teu Cabelo Não Nega" (Irmão Valença e Lamartine Babo), talvez a marchinha mais tocada de todos os tempos, ao lado de "Mamãe Eu Quero" (Jararaca e Vicente Paiva), que alguns consideram ofensiva aos negros. 
Essa é uma discussão interminável.
Certo que o carnaval pode muito bem passar sem essas músicas, mas o espírito da festa não é o da liberdade, brincadeira, alegria e até deboche?
O excelente Eduardo Dusek, que compõe todo ano uma marchinha de carnaval, para, como diz, manter o gênero vivo, fez, com o veterano João Roberto Kelly, uma musiquinha que goza do politicamente correto - pelo menos em se tratando de carnaval.
Chama-se, sem mais, "Marchinha de Carnaval (Politicamente Incorreta)". 
(Para continuar - e curtir o vídeo com a marchinha politicamente incorreta -, clique AQUI).

Nenhum comentário: