terça-feira, 7 de novembro de 2017

O ÊXODO DA CIÊNCIA


"Este governo está demolindo o entusiasmo do jovem pesquisador brasileiro. E, com isso, comprometendo o futuro do país, pois não percebe que, sem pesquisas, não há progresso científico e tecnológico. E sem este não há inovação e competitividade, seja na indústria, seja em serviços, seja na agricultura. Não percebem os dirigentes do país que estão aniquilando a juventude criadora do Brasil ao sufocar a atividade científica no Brasil."






(Do pesquisador e físico brasileiro Rogério Cezar Cerqueira Leite, a propósito do esvaziamento orçamentário da Ciência brasileira, post intitulado "Com corte na ciência, professor aponta êxodo de cientistas brasileiros", publicado em sua coluna na Folha, texto reproduzido AQUI.

Em passado recente, avaliava-se o progresso de um país a partir do comportamento do consumo de ENERGIA. Quanto mais consumo, mais evolução. Mas está consagrado o atual entendimento reinante: O que afere o grau de desenvolvimento de um país é o comportamento da PESQUISA, amplamente considerada. Quanto mais se investe em pesquisa, mais se está a apostar no avanço do país. Mas isso, claro, não vem ao caso para aqueles que não sossegarão enquanto não concluírem a operação desmonte).

Nenhum comentário: