segunda-feira, 5 de junho de 2017

CACOS E PÉROLAS DO ESPORTE BRETÃO


Macondo F. C.

Por Cláudio Arreguy

Às vezes, creio que você também pensa assim, sinto como se o mundo estivesse de pernas pro ar. Que coisas estranhas disparam a acontecer, numa sucessão de bizarrices e ironias capazes, umas, de nos deixar de cabelos em pé, outras, de nos forçar um sorriso de incredulidade. Juntar esses cacos ou pérolas num pacote é o exercício a que me proponho nas próximas linhas, dando-lhes algum conjunto e harmonia. Como um time bem entrosado, os 11 casos que aqui relaciono têm ligação, pelo menos alguma, com o futebol. Formam, permita-me, uma espécie de Macondo da bola, tendo como universo este nosso país continental. Aos estranhos acontecimentos, pois.

VOU DE TÁXI... A torcida do Vasco já se fazia presente em grande número em São Januário para o clássico com o Fluminense, pelo Brasileiro, quando, no estacionamento do estádio, sete táxis iguaizinhos desfilam em velocidade reduzida. Uma frota amarela da qual desembarca, que nem cena coreografada, o time vascaíno. O ônibus da delegação tinha parado com defeito na Linha Amarela. Pelo jeito, deu sorte: os donos da casa venceram.

TRAÍDO PELO ET... Quer outra envolvendo táxi? O goleiro Fábio, de larga experiência, disputa seu primeiro jogo pelo Figueirense, contra o Boa, pela Série B. Numa falta cobrada do meio do campo por um zagueiro da equipe mineira, o estreante sai para a defesa, mas, traiçoeira, como se impulsionada pelo ET de Varginha, a bola lhe escapa e vai parar no fundo do gol. No intervalo, Fábio abandona o vestiário catarinense e vai embora de táxi do Orlando Scarpelli.

PARA TRÁS, NÃO!... Minutos finais do empate com o Atlético-PR, na Arena da Baixada, pelo Brasileiro. Falta pelo lado esquerdo do ataque carioca, perto da linha de fundo. Um jogador rola a bola para o outro, que, em vez de cruzá-la para a área, onde estão os altos zagueiros, a recua para um terceiro, que volta a manda-la para trás, numa sucessão de recuos que termina nas mãos do goleiro Muralha. É a mais estranha cobrança “ensaiada” de que se tem notícia.

QUE JOGADA SUJA!... Mais para o Sul, em Porto Alegre, a “interminável” novela da queda do Internacional para a Série B ganha mais um capítulo. O STJD revela que, na ação em que reivindicava o rebaixamento do Vitória por escalação irregular do zagueiro Victor Ramos, o clube gaúcho falsificou e-mails para reforçar seus argumentos. A falcatrua pode custar bem caro ao Colorado, que corre o risco até de ser afastado da Série B.

DE A PRA B, A PRA B... Por falar em Inter, o clube acaba de contratar o técnico Guto Ferreira para o lugar do demitido Antônio Carlos Zago. O substituto repete o que fez no ano passado, quando deixou a Chapecoense, da Série A, para assumir o Bahia, na B. Agora, sai do tricolor Baiano, que está na elite, para tentar o acesso com o Colorado, ora na Segunda Divisão.

COMO SE FOSSEM GOLS... Nos últimos dias, dois “aniversários” foram intensamente comemorados pelas torcidas de dois gigantes do futebol brasileiro. A do Corinthians reverenciou os cinco anos da defesa espetacular de Cássio, em finalização de Diego Souza, no duelo com o Vasco que levou o alvinegro paulistano às semifinais da Libertadores. Por igual motivo, a do Atlético-MG homenageou quatro anos do Milagre do Horto – o pênalti cobrado pelo colombiano Riascos nos minutos finais do empate com o mexicano Tijuana e defendido com o pé esquerdo por Victor, desde sempre “canonizado” pela Massa do Galo.

ARTILHEIRO SOLIDÁRIO... Ainda no Independência, mas nesta semana, Fred faz o segundo gol da vitória do Atlético sobre o Paraná, que sela a classificação mineira às quartas de final da Copa do Brasil. Ao partir para a comemoração, aborta o movimento. No lance, havia se chocado violentamente com o goleiro Leo, joelho no rosto. O artilheiro corre em direção ao adversário, vira-se para a lateral do campo e pede com gestos a entrada urgente do atendimento médico. Preocupado, acompanha o paranista até a beira do gramado, enquanto outro arqueiro se prepara para substituir o contundido.

NOVO EDINHO... Outro estádio belo-horizontino, o Mineirão, foi palco dia desses de show de Ed Sheeran. Empolgada com a apresentação do cantor britânico, a grande plateia concentrada na esplanada externa do Gigante da Pampulha tratou de chamar o ídolo por apelido mais comum a astros que costumam desfilar do lado de dentro da arena: “Edinho!, Edinho!”.

COM PELÉ E SEM PLIM, PLIM... A Seleção Brasileira fará amistosos com Argentina, em 9 de junho, e Austrália, dia 13, em Melbourne. Mas quem os transmitirá será... a CBF. Sim, a entidade enviará uma equipe à cidade do Sul australiano e comandará a transmissão de estúdio montado em sua sede no Rio, tendo como maior atração o Rei Pelé. Os jogos serão exibidos pela TV Brasil. A CBF pretende ela mesma negociar direitos de transmissão pela TV e internet. Nesse caso, jogou a Globo para escanteio.

OREMOS POR GARRINCHA... Pouco mais de 35 anos depois da morte de Garrincha, descobriu-se agora que os restos do ídolo sumiram do cemitério de Pau Grande, o distrito de Magé em que nasceu o gênio das pernas tortas. Triste e macabro episódio, que retrata como é tratada a história neste país, ele bem caberia na pena do gigante Gabriel García Márquez, que há 50 anos nos brindava com “Cem anos de solidão”. Onde foram parar os ossos do Mané?

DROGA PURA... Parece coisa de mafioso. Ligação telefônica entre senadores mineiros com prestígio e reputação em baixa, ambos conselheiros natos do Cruzeiro. Um, ex-governador, se queixa de entrevista a emissora de rádio dada pelo outro, ex-presidente e pré-candidato à presidência do clube. Em sua defesa, o cartola garante que não quis complicar a vida do amigo e solta: “Porque sou muito agredido pelo negócio do helicóptero até hoje, sabe? Não faço nada de errado, eu só trafico drogas”. O queixoso ri. Enquanto nós choramos, pano rápido!

....
(Fonte: Blog Ultrajano - AQUI -, cujo titular, o jornalista José Trajano, torcedor emérito do América F. C., do Rio de Janeiro, liderou, até alguns meses atrás, a equipe esportiva da ESPN, excelente especialista em esportes, notadamente o Futebol. Trajano é, também, analista e fiel entusiasta da Música Popular Brasileira).

Nenhum comentário: