sexta-feira, 26 de maio de 2017

A REPÚBLICA AMERICANA DE BANANA


Jornalista americano diz que situação política dos EUA se assemelha à de uma "República de Banana como o Brasil"

Do Estadão:
O jornalista Kevin D. Williamson, da revista conservadora americana National Review, escreveu um artigo para a rede CNBC no qual diz que a política americana se assemelha a uma “República de Bananas”. Para comprovar sua tese, o autor compara a possibilidade de impeachment nos Estados Unidos com a crise política no Brasil.
Segundo Williamson, a pressão sobre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deriva sobretudo do fato de a oposição democrata não se conformar com o resultado da eleição, e lembra do risco de o presidente Michel Temer sofrer um impeachment, a exemplo do que ocorreu com a antecessora dele, Dilma Rousseff.
“Parabéns, América: você por fim, depois de todos esses anos, se transformou no Brasil”, afirma o articulista no artigo 'O banana republicano', que, em inglês, faz um jogo de palavras com o termo 'República de Bananas'. “Esse tipo de coisa ocorre em países como o Brasil, cujos curtos períodos de estabilidade e prosperidade de repente se revertem sem razão óbvia”, argumenta.
...............
Um observador isento e irônico, lembrando um velho e consagrado chiste repetido à exaustão pelo saudoso O Pasquim - "Partindo do nada, chegamos à miséria" -, poderia agora ir além do sarcasmo, reparando: "...Mas a miséria dos EUA, ao contrário da de seu inspirador, restringe-se ao âmbito político; por aqui, o desalento só não é amplo, geral e irrestrito porque certas castas, privilegiadas, continuam se locupletando".

Nenhum comentário: