sábado, 21 de janeiro de 2017

SOBRE A MORTE DO MINISTRO TEORI


Refutando as teorias conspiratórias sobre a morte de Zavascki

Por André Araújo

Em qualquer acidente aéreo onde morrem pessoas importantes vêm teorias de conspiração sem qualquer evidência, apenas por imaginação. A região do litoral norte do Estado de São Paulo é um cemitério de acidentes aéreos com aeronaves pequenas e helicópteros.
Os aeroportos não têm instrumentação, são apenas pistas entre o mar e a montanha, de aproximação perigosa, o mau tempo e a baixa visibilidade é constante.
Céu e mar são situações de perigo enorme para pequenos aviões, porque o mar parece no visual  iludir quanto à distância. Nesse trecho caiu a aeronave de Ulisses Guimarães, do filho de Abílio Diniz,  em Troncoso, na Bahia, caiu a família Roger Wright em circunstâncias semelhantes, morrendo 16 pessoas da mesma família, também com um King Air, novinho e bom piloto.
Nos EUA, caiu o avião do filho de John Kennedy, no mar perto da costa de Nova York em dia de tempestade.
O mais impressionante é o nível de risco que pessoas esclarecidas assumem em fazer uma viagem em condições de mau tempo, inimigo mortal de aviões pequenos, especialmente voando acima do mar.
Nos aeroportos de Ubatuba, Caraguatatuba, Angra, Paraty não há instrumentação, é tudo no visual, sem visão fica arriscadíssimo aterrissar.
Por outro lado, para os envolvidos na Lava Jato, o Ministro Teori era uma garantia contra linchamentos e abusos, quem vier exatamente por não ter a força de Teori será mais acuado pela mídia e outros interessados na condenação, então por que alguém iria eliminar aquele que tudo indica ser melhor aos acusados do que quem vier?
Teoria da conspiração é uma supressão do raciocínio para dar lugar à delírios e fantasias.
Teorias de conspiração são desmentidas pela História quase sempre, quando não são destruídas antes pela lógica.
Uma das mais circuladas em acidentes aéreos foi quando morreu o ex-Presidente Castelo Branco. Castelo estava completamente fora do poder, não oferecia riscos contra nenhum grupo, por que seria assassinado?
A última das teorias desmentidas pela realidade foi a da morte do ex-Presidente Goulart por envenenamento. Laudo médico internacional indicado pelos seus  próprios seguidores declarou não haver nenhum resquício de envenenamento no corpo. Mas antes a lógica já tinha desmentido, não havia nenhuma razão para Goulart ser eliminado naquele ciclo da política, 12 anos após sua deposição.
Goulart não oferecia nenhum risco ao regime, estava quieto em sua fazenda no Uruguai, não tinha grupo político no Brasil, por que um governo correria o risco internacional de um assassinato?
No caso Teori, não há lógica que justifique seu desaparecimento, a substituição seguramente irá piorar a condição dos réus. (Fonte: AQUI).
................
O texto acima suscitou cerca de 100 comentários, a enorme maioria contestando a conclusão a que chegou o articulista. Um deles, pinçado aleatoriamente:
"André, o fato de existirem muitas improváveis teorias de conspiração, absolutamente não exclui a possibilidade de existir uma conspiração onde quer que seja!
Nesse caso específico um fato não nega o outro!
Esse argumento é tão fantasioso e sem materialidade alguma, quanto ver conspiração em tudo sem que se tenha qualquer prova ou indício.
Há que se investigar muito bem. Isso vai acontecer? Claro que não.
A primeira coisa a esclarecer é: quem ou cada nome que está por trás das 1885 visualizações num só dia, a um site que mantém a foto e mais algumas informações do MESMO avião teoricamente derrubado. Nos outros dias o normal é 3 ou 4 visualizações ou mesmo nenhuma,
Isso ocorreu no dia 3 de janeiro desse ano. Vamos saber essa resposta? Duvido."
Para ler os comentários, clique no AQUI acima.

De qualquer modo, permitimo-nos opinar no sentido de que a prudência recomenda aguardar os acontecimentos. Foram coincidências demais, e, como dizem os sábios portugueses, tudo o que é demais, é demasiado. 

André Araújo fecha o seu artigo afirmando: "No caso Teori, não há lógica que justifique seu desaparecimento, a substituição seguramente irá piorar a condição dos réus."

Piorar a situação de todos os réus?! Há fortes dúvidas... 

Nenhum comentário: