quinta-feira, 17 de novembro de 2016

TRAGÉDIA EM TEMPO SOMBRIO


"Guilherme Silva Neto, conhecido pelos colegas como Guilherme Irish, foi morto a tiros por seu pai. O motivo? Ser atuante no movimento de ocupação realizado por estudantes. Ocupar foi a única forma possível de protesto encontrada pelos estudantes, já que o governo federal não abre canal de comunicação para discutir a questão da Educação no país.
O pai do estudante matou-o pois não concordava com a militância estudantil do filho. Matou-se em seguida. Um desperdício de vidas ocasionado pela dificuldade em aceitar o pensamento diferente. 
Os estudantes soltaram uma nota de pesar pelo ocorrido com o companheiro. Leia a seguir a nota e, depois, nota da UNE sobre a morte do estudante.
Nota de ocupantes do campus Sapucaia IFSul:

"LUTO: É com pesar que confirmamos a morte de Guilherme Irish

O militante foi morto na tarde de hoje pelo próprio pai que não concordava com a participação do discente de Matemática, na UFG, nas ocupações da Universidade.
Lamentamos profundamente que o discurso fascista de ódio tenha atingido amplos setores da sociedade, chegando às nossas casas, e que cause vítimas dentre os que lutam por uma sociedade mais justa". :(

Guilherme Irish, Presente!
Agora e Sempre!
Nota da UNE
Nota da UNE sobre a morte do estudante Guilherme Silva Neto, da UFG
A União Nacional dos Estudantes lamenta profundamente a morte do estudante Guilherme Silva Neto, de 20 anos, e do seu pai Alexandre José da Silva Neto, ocorrida no final da tarde da terça-feira (15). Neste momento de imensa consternação, a UNE presta solidariedade e respeita o luto da família e amigos.
Guilherme era estudante de Matemática da Universidade Federal de Goiás e participava do movimento estudantil; fazia parte do Diretório Acadêmico do seu curso e no último período era um ativo militante da ocupação da UFG contra a PEC 55, ação pacífica que tem mobilizado jovens em todo o Brasil em defesa da educação.
Embora o caso revele uma relação particular entre pai e filho, a UNE enxerga com preocupação o fato de que a morte de Guilherme tenha envolvido uma discussão sobre as suas preferências políticas e a intolerância que isso gerou no ambiente familiar.
Em um momento delicado da política brasileira e mundial, em que temos presenciado manifestações de ódio exacerbado contra os movimentos sociais, a UNE entende que é necessário reafirmarmos o diálogo e a democracia como principal saída para os diferentes pensamentos existentes na sociedade.
União Nacional dos Estudantes
16 de novembro de 2016 "



(Do Jornal GGN, post intitulado "Estudantes lamentam morte do colega Guilherme Silva Neto" - Aqui.
O JN silenciou sobre o lamentável episódio, em sua edição de ontem, 16. O que não causa estranheza. Aliás, vale o registro: os vândalos que ontem ocuparam a Câmara dos deputados, além de pedirem a volta dos militares, deram vivas ao juiz Sérgio Moro, informação omitida pelo citado JN. Isenção singular é por aí).

Nenhum comentário: