terça-feira, 17 de maio de 2016

NÃO DÁ PRA COONESTAR


1. "Acabo de ser sondada para assumir a Secretaria Nacional da Cultura dentro do MEC, no Governo Temer. Respondi com um sonoro "não"! Espero que nenhuma mulher aceite esse convite e dessa forma não contribua para a transfiguração do MinC num apêndice do MEC. Continuemos a nossa luta. Mobilizemos o país! Não à extinção do Ministério da Cultura! Viva a cultura como eixo estratégico para o desenvolvimento brasileiro!"

2. "Acabo de ser sondada para a tal Secretaria de Cultura que pretende substituir o Ministério da Cultura. Como a sondagem foi feita por pessoa do meio cultural por quem eu tenho respeito, não pude me aprofundar na resposta. Disse apenas que não trabalho pra governo golpista. Nem serei coveira do MinC. Já se viu isso? Depois dessa só me falta agora ser convidada pra ser comentarista de política da Globonews... ‪#‎FICAMinC‬!"






(1 - De Cláudia Sousa Leitão, antropóloga, ex-secretária nacional de economia criativa;  2 - De Eliane Costa, consultora de projetos e coordenadora de curso de pós-graduação da Fundação Getúlio Vargas, à vista de matéria desta data, publicada no Uol - aqui. Antes delas, a apresentadora Marília Gabriela recusou convite para comandar a Secretaria Nacional de Cultura. 
E, há pouco, a atriz Bruna Lombardi.

Mais eloquente, impossível).

....
Nota

Já no Festival de Cannes, França...



Sessão de gala de Aquarius, filme brasileiro que concorre à Palma de Ouro no Festival de Cannes este ano, foi marcada nesta terça-feira por protestos contra o golpe no Brasil e contra o governo do presidente interino Michel Temer; na passagem pelo tapete vermelho, o elenco do filme - que inclui atrizes renomadas como Maeve Jinkings, Sonia Braga e a produtora Emilie Lesclaux -, além de convidados e produtores, exibiram cartazes em inglês com as frases "We will resist" (nós resistiremos) e "The people can't accept an illegitimate government" (o povo não pode aceitar um governo ilegítimo); assista ao vídeo Aqui.

Definitivamente, notícias como as acima relatadas não interessam à Globo e parceiros...

(Em tempo: Em sua edição desta data, o JN, embora tenha omitido informação sobre as recusas citadas no alto, tocou, mesmo superficialmente, nos protestos generalizados da área cultural, destacando os atores empregados da Globo. Como diria o outro, há situações das quais nem as mais empedernidas agências institucionais de propaganda do mundo conseguem escapar).

Nenhum comentário: