domingo, 20 de março de 2016

WATERGATE NÃO RIMA COM LAVA JATO


Moro faz considerações historicamente erradas sobre Watergate

Por Leonardo Avritzer

Um dos efeitos mais deletérios e humilhantes da operação Lava Jato é o de mostrar como é ruim o conhecimento de história das nossas elites políticas. Depois de escrever absurdos sobre o sistema político italiano pós operações Mãos Limpas, o juiz Moro faz algumas considerações historicamente erradas sobre Watergate (nota deste blog: veja aqui declaração do magistrado em despacho). 

A primeira coisa a ser esclarecida. Não houve vazamento de gravações em Watergate. As gravações no caso foram feitas pelo próprio Nixon. A justiça federal nos Estados Unidos, através do procurador Archbald Cox, requisitou de forma legal as fitas. O juiz Federal John Sirica liberou as fitas para corroborar alguns testemunhos dados por testemunhas na investigação. 

As fitas não foram divulgadas para a opinião pública na época. Elas apenas foram divulgadas publicamente há alguns anos pela biblioteca presidencial do Nixon. Abaixo (clique no 'aqui', ao final) o verbete da wikipedia em inglês, já que a parte sobre as fitas não consta do verbete em português. Se alguém pudesse entregar para o Moro melhoraria o nível da Lava Jato, pelo menos o conhecimento de história deles. 

(Para continuar, clique aqui).

................
Informações sobre o escândalo Watergate podem ser lidas aqui.

Nenhum comentário: