domingo, 21 de fevereiro de 2016

O ADEUS AO PAPA DA SEMIÓTICA


Caó.
....

Em julho último, reproduzimos neste blog entrevista concedida por Umberto Eco à jornalista Ilze Scamparini, quando o escritor e crítico declarou, entre outras:


."Todo tipo de racismo, fundamentalismo quase sempre se baseia em informações falsas."

."Os jornais de chantagem, do tipo que na Itália se chama 'máquina de lama', existem. Até mesmo aqueles jornais que se consideram nacionais e bastante sérios."

."Só existe um tipo de jornal que não é contaminado. É o jornal de partido. Porque se sabe que é um jornal de partido, então se sabe como ler e fazer a filtragem das informações. ... Os grandes jornais americanos, quando tem eleição para presidente, dizem: 'Nós apoiamos este.' Ok, estamos entendidos. Na Itália, o problema trágico é que não existem jornais independentes. Todos são, de algum modo, ligados a bancos, indústria etc."


."É ou não verdade que no mundo existem muitos imbecis? Me parece que sim. Agora, podemos discutir se são a maioria ou a minoria. Mas existem muitos. No momento em que a internet permite que todos falem, permite que um grande número de imbecis fale. Então, é preciso também saber criticar aquilo que está na rede."


."Bem, eu o vejo (o Papa Francisco) com extrema simpatia. Não por acaso é um jesuíta sul-americano. E não é argentino, é paraguaio. Eram os jesuítas das missões, dos seiscentos, que armaram os índios contra os espanhóis. Para mim, é assim. Ele veio deste mundo ali. Não dos jesuítas reacionários franceses dos oitocentos. Mas dos jesuítas um pouco revolucionários, paraguaios, dos seiscentos. E, então, assim nasce esse personagem bastante singular."


(AQUI, o post "Umberto Eco: a midiática máquina de lama, o Nome da Rosa, os imbecis e outros temas"). 

Nenhum comentário: