quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

CAIU A CIRCULAÇÃO DOS JORNAIS BRASILEIROS EM 2015

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Circulação dos grandes jornais brasileiros tem queda vertiginosa em 2015

Os principais jornais brasileiros experimentaram quedas expressivas de circulação ao longo de 2015, segundo dados do Instituto Verificador de Circulação (IVC).

Entre janeiro e dezembro, a Folha de S.Paulo  caiu 14,1% no impresso e 16,3% no digital, o que gerou uma queda média de 15,1%, superior à do Estado de S. Paulo (8,9%) e à do Globo (5,5%).

Vale observar que os grandes jornais também tiveram redução na circulação digital, o que pode indicar que eles não estão conseguindo se adaptar à era da internet.  Os dados revelam vários fatores. Os jornais, naturalmente, foram afetados pela crise econômica que ajudaram a amplificar. Mas hoje enfrentam uma concorrência crescente de veículos puramente digitais.

Além disso, o modelo de cobrança por conteúdo, dos chamados paywalls (muros de cobrança para quem assina determinada quantidade de artigos), tem tido pouca receptividade no Brasil.

Um outro fator, que pode vir a ser considerado na análise, é o grau de engajamento político dos jornais da imprensa familiar, que passaram a substituir o jornalismo pelo proselitismo político, afugentando uma parcela de seus leitores. (Fonte: aqui).
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A internet, implacável, segue o seu caminho. No Brasil, pode-se dizer que ela conta com um poderoso coadjuvante: o efeito bumerangue, quero dizer, a deliberada amplificação da crise econômica - e seu 'efeito contrário'. Nada de atenuantes, nada de destaque a iniciativas positivas, nada de reconhecer um mérito, por mais modesto que seja, nada de pregar o entendimento, a conciliação. Os fatos demonstram: a exacerbação do baixo astral afasta leitores.

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