quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

A ENTREGA DO PRÉ-SAL (OU QUASE ISSO)


WikiLeaks: blog sujo, segundo Serra

Do blog Conversa Afiada

Nesta quarta-feira (24), em meio a discussão do projeto de José Serra (PSDB-SP) que muda a participação da Petrobras no pré-sal, o senador Roberto Requião (PMDB-RJ)  citou as conversas do autor do projeto com a petroleira Chevron sobre o tema. O diálogo foi divulgado pelo site do WikiLeaks, de Julian Assange, em 2010.

As petroleiras americanas não queriam a mudança no marco de exploração de petróleo no pré-sal que o governo aprovou no Congresso, e uma delas ouviu do então pré-candidato à Presidência, José Serra, a promessa de que a regra seria alterada caso ele vencesse.

"Deixa esses caras [do PT] fazerem o que eles quiserem. As rodadas de licitações não vão acontecer, e aí nós vamos mostrar a todos que o modelo antigo funcionava... E nós mudaremos de volta", disse Serra a Patricia Pradal, diretora de Desenvolvimento de Negócios e Relações com o Governo da petroleira norte-americana Chevron, segundo relato do telegrama.

Na sessão de hoje, Serra se defendeu da acusação ao dizer que Requião leva assuntos tratados pelo que chama de blogs sujos ao Senado.

Segundo a Folha de S. Paulo, um dos responsáveis pelo programa de governo de Serra naquele ano, o economista Geraldo Biasoto, confirmou que a proposta do PSDB previa a reedição do modelo passado.

"O modelo atual impõe muita responsabilidade e risco à Petrobras", disse Biasoto em 2010. "Havia muito ceticismo quanto à possibilidade de o pré-sal ter exploração razoável com a mudança de marcos regulatórios que foi realizada."

Segundo Biasoto, essa era a opinião de Serra e foi exposta a empresas do setor em diferentes reuniões, sendo uma delas apenas com representantes de petroleiras estrangeiras. Ele diz que Serra não participou dessa reunião, ocorrida em julho deste ano. "Mas é possível que ele tenha participado de outras reuniões com o setor".
Requião critica entreguismo
Ainda na sessão, Requião reafirmou que o projeto prejudica o Brasil. Em direção a Serra, ele disse: "Dê uma olhada lá atrás, nas tribunas, veja quantos lobistas do petróleo estão torcendo pelo seu projeto.  É pra favorecer a Chevron? É para favorecer a Shell? É pra prejudicar o governo?", discursou. (Aqui).
................
Simples: O projeto de lei do senador José Serra, que revoga a prerrogativa de a Petrobras ser operadora exclusiva dos campos de petróleo do pré-sal (e sobre o qual o próprio governo federal teria, na prática, 'lavado as mãos', conforme noticia a Folha - aquise insere no rol das medidas visando à entrega total das iniciativas estratégicas implementadas pelo Brasil - ou a pura e simples extinção de outras, como a construção de submarinos nucleares. A propósito de submarinos nucleares, vale inteirar-se do que se contém AQUI, em texto do indignado, irônico e irreverente Paulo Henrique Amorim.
....
Em tempo: Há pouco, palavras de Paulo Henrique - AQUI: "O Governo Dilma renuncia à obrigatoriedade de a Petrobras explorar o pré-sal.

O Senado concedeu à Petrobras o direito de preferência, desde que Governos eventuais assim desejem.

O "acordo" matou a Petrobras do Lula !

E entregou a Petrobras a qualquer Governo.

Trocou uma Politica de Estado por uma Política de Mercado.
O Cerra não ganhou, porque queria tirar a Petrobras do pré-sal.

Mas ganhou o direito de entregar o pré-sal à Chevron - como lhe prometeu.

Basta governar o Brasil por meia hora !

Vargas acaba de levar um segundo tiro no peito !
Resultado final da tragédia: 40 votos sim; 26 não e duas abstenções."

....
Como diria o outro, diante do cenário movediço que se está a observar: Podia ser pior...

Nenhum comentário: