terça-feira, 27 de outubro de 2015

A MÚSICA DO MITO AGUSTÍN LARA


Agustín Lara, o ás da canção latino-americana

André Araújo escreveu, como 'lead' a post que oferece vídeos com o mito em destaque: "Maior compositor mexicano, com um acervo de 700 canções onde se colocam clássicos como Noche de Ronda, Maria Bonita, Solamente una Vez, Granada, canções imortais, Agustín Lara é a marca registrada da introdução da canção latina na discografia mundial. Suas músicas são tocadas em todo o mundo e conhecidas pelos de língua espanhola antes de mais nada, mas Agustín também tornou-se imensamente conhecido no Brasil na Era de Ouro do rádio e dos cassinos. Tipo do conquistador latino, teve grandes mulheres e foi casado com a atriz Maria Felix, rainha do então poderoso cinema mexicano.  No apogeu da Rádio Nacional (Rio de Janeiro - leia aqui) a música mexicana tinha horário exclusivo e era muito tocada em bailes, era a música dos românticos. Lara foi também popular em Cuba e muito popular na Espanha com canções de temas espanhóis como Granada; ganhou uma mansão de presente do governo franquista por causa dessa canção clássica.

Os anos de 30 a 50 foram o apogeu do bolero, da rumba, do tango, do samba, os ritmos latino-americanos e brasileiros ganharam também o cinema e dominavam o rádio antes da TV. Esses ritmos inspiradores marcaram minha geração, a geração da Segunda Guerra, foram a marca do tempo histórico daqueles ricos anos de acontecimentos históricos.

No vídeo abaixo (no post original) Agustín Lara é interpretado por outro mexicano, Plácido Domingo, um dos maiores tenores de todos os tempos."
....
O estilo Agustín Lara é notável. Não à toa, ele virou mito da música latino-americana. Clique AQUI para ouvir canções 'agustínicas' interpretadas por Plácido Domingo, bem como clássicos em performances do próprio Agustín e parceiros como Libertad Lamarque.

Nenhum comentário: