quinta-feira, 6 de agosto de 2015

O SUCESSO DO MAIS MÉDICOS


Brasil celebra os dois anos do Mais Médicos

Da CartaMaior

Em meio ao agravamento da crise política, o Palácio do Planalto decidiu criar uma agenda positiva a partir da comemoração dois anos de implantação do Mais Médicos. Nesta terça (4), a presidenta Dilma Rousseff participou, acompanhada dos seus principais ministros, de uma cerimônia para celebração dos resultados do programa, que ostenta méritos como o de ter levado atendimento médico para os 700 municípios brasileiros e 34 distritos de saúde indígena que não contam com nenhum profissional da área.  

Na cerimônia, uma presidenta altiva e sorridente lembrou os percalços enfrentados pelo seu governo para conseguir viabilizar o Mais Médicos, que hoje é unanimidade nacional. “Quero dizer para os senhores que, logo depois, que nós falamos que íamos lançar, e que começaram as críticas, eu recebi vários conselhos para interromper o programa. Não foram nem um, nem dois conselhos, eram sistemáticos conselhos que diziam: Nós vamos ficar muito mal com os médicos”, revelou a presidenta. 

Segundo a presidenta, quando o programa foi implantado, “faltava médico em tudo quanto era canto”. “Hoje, nós mudamos essa situação. É importante dizer isso aqui depois de dois anos. Nós mudamos, porque todos os 5.570 municípios deste país possuem médicos. Cada um dos 5.570”, comemorou. Ovacionada por médicos, estudantes de medicina, prefeitos, secretários e conselheiros de saúde, Dilma se viu distante da crise: só ouviu elogios a sua coragem e ousadia por apostar na política pública inicialmente condenada por toda as grandes entidades médicas do país.

O ministro da Saúde, Arthur Chioro enfatizou os primeiros impactos do Mais Médicos na saúde pública. Segundo ele, só até dezembro do ano passado, os 4.058 municípios que aderiram ao Mais Médicos conseguiram ampliar o número de consultas ofertadas à população em 33%, além de reduzir o número de internações hospitalares em 4%, o que significa a liberação de cerca de 91 mil leitos hospitalares no Sistema Único de Saúde.

(Para continuar, clique aqui).

................
Tudo pode ser aprimorado, mas é importante destacar os méritos da iniciativa. Belo exemplo de vontade política.

Nenhum comentário: