segunda-feira, 3 de agosto de 2015

LAVA JATO: AÇÕES EM CURSO


"Preso preventivamente pela Polícia Federal nesta segunda-feira (3), o ex-ministro José Dirceu é apontado pelas autoridades da Operação Lava Jato como um dos principais mentores e beneficiários do esquema de corrupção na Petrobras. Embora delações premiadas tenham apontado que a formação de cartel e pagamento de propina ocorram desde a década de 1990, durante o governo FHC, a força-tarefa da Lava Jato investiga casos de corrupção a partir de 2004, quando Lula chegou ao Planalto e petistas graúdos como Dirceu tiveram espaço para formar o primeiro escalão da Petrobras.
Segundo informações da Agência Brasil, os investigadores disseram nesta manhã que Dirceu, na chefia da Casa Civil, nomeou Renato Duque para Diretoria de Serviços da Petrobras, onde foi iniciado o esquema de superfaturamento de contratos. “Creio que chegamos a um dos líderes principais, que instituiu o esquema Petrobras e que, durante o período como ministro, aceitou que o esquema existisse e se beneficiou do esquema também”, disse o procurador federal Carlos Fernando Lima.
Para Lima, Dirceu, que foi condenado na Ação Penal 470 (Mensalão), "foi beneficiário" do esquema na Petrobras. "Queremos mostrar que ele e Fernando Moura [também preso] foram os agentes responsáveis pela instituição do esquema Petrobras desde o tempo do governo Lula. Desde aquela época [da Casa Civil], passando pelo mensalão, pela condenação [pelo Supremo Tribunal Federal], pelo período em que ele ficou na prisão. Sempre com pagamentos. Esses são os motivos com os quais estão baseadas a prisão”, explicou o procurador.
Na visão do Ministério Público Federal, Fernando Moura é um dos principais “líderes” da Lava Jato ao lado de Dirceu, por ter levado o nome de Renato Duque ao ex-ministro. Ambos foram presos sob a justificativa de que, apesar do mensalão, continuaram agindo na Petrobras e recebendo recursos. O irmão de Dirceu também detido nesta segunda por ter visitado empresas investigadas para supostamente fazer cobrança de pagamentos.
Prestação de serviços
De acordo com o delegado da Polícia Federal Igor Romário de Paula, a 17ª fase da Lava Jato tem como “essência” a corrupção. Ela abrange, além das empreiteiras já investigadas, empresas de prestação de serviços de limpeza e informática para a Petrobras. O delegado federal Marco Antonio Ancelmo acrescentou que em todo o período de investigação da Lava Jato, a empresa JD consultoria, de José Dirceu, não comprovou efetivamente a prestação de serviços.
Dirceu foi preso em Brasília, onde cumpriu regime domiciliar pelo mensalão, e levado para a Superintendência da Polícia Federal no Distrito Federal. Ele aguarda liberação do STF para ser transferido para Curitiba, onde estão concentradas as ações da Lava Jato.
Lula
Perguntado se o ex-presidente Lula poderá vir a ser alvo das investigações, o procurador afirmou que nenhuma hipótese pode ser descartada. “Não se descarta nenhuma hipótese de investigação. Não vamos dizer que estamos investigando ninguém da gestão anterior, ninguém da atual gestão. 
Dilma
Segundo informações da Folha de S. Paulo, o governo Dilma Rousseff recebeu a prisão de Dirceu como um aviso de que é preciso, a partir de agora, fazer um esforço maior para blindar a presidente da repercussão negativa do caso. Para petistas, a prisão do ex-ministro divide opiniões: uns acham que é "mais do mesmo". Outros, que funcionará como uma "pá de cal" sobre a já deteriorada imagem da agremiação."




(Do Jornal GGN, post intitulado "Lava Jato quer provar que Dirceu instituiu corrupção na Petrobras" - aqui.
Enquanto isso, segundo a Folha, discute-se se preso pode ser preso de novo, enquanto preso: 
"... a discussão se dá em torno da remoção ou não de Dirceu, já que ele se encontra em prisão domiciliar, cumprindo pena por conta do processo do mensalão. Os advogados de Dirceu estão nesta discussão com os policiais, já que a autorização para remoção depende do Supremo Tribunal Federal.
Segundo magistrado consultado pela reportagem da Folha, em tese é possível que Dirceu seja levado para um estabelecimento prisional. Em tese. Segundo ele, embora a situação não seja comum, já houve autorização, por exemplo, de uma pessoa ter decretada permanência em carceragem em nova condenação mesmo com direito a prisão domiciliar " - aqui.
O mal do Brasil: Corrupção - e toda ação que vise a combatê-la e puni-la deve ser apoiada e louvada. Porém, no trato com a Corrupção, alguns dos males são: a) a seletividade na escolha dos indícios de Corrupção a serem apurados; b) a gradação do ritmo de apuração dos indícios: nuns, celeridade total; noutros, passos de tartaruga - ou o simples engavetamento/arquivamento; c) vazamentos seletivos; d) espetacularização e politização - quando convenientes).

Nenhum comentário: