domingo, 5 de julho de 2015

GRÉCIA: DIAS MELHORES PODERÃO VIR


Grécia: povo festeja nas ruas vitória do 'Não'

A maioria dos gregos disse "não" à adoção de mais medidas de austeridade no país proposta pelos credores do país, a chamada troika: o Fundo Monetário Internacional (FMI), o Banco Central Europeu (BCE) e a Comissão Europeia (CE). Em referendo realizado neste domingo, com mais de 80% das urnas apuradas, a opção "não" vencia com 61,5% dos votos, contra 38,5% do "sim". Com isso, o país voltará a negociar com os credores.

Ainda é incerto, no entanto, se a Grécia permanecerá na zona do euro. ("Referendo grego: com mais de 80% das urnas apuradas, 'não' está na frente". O Globo - aqui).

................
Tsipras propôs, dias antes do referendo, a retomada das negociações com a troika, desta feita em condições mais atenuadas (em outras palavras: com novas concessões do governo grego), mas Angela Merkel deu o ultimato: ou a adesão da Grécia a todas as exigências, ou nada; e mais: qualquer nova conversa, só depois do referendo, como se ela estivesse convicta do 'sim'. Merkel comemorou 70 anos de idade nesta semana. Ironia...

Nenhum comentário: