terça-feira, 19 de maio de 2015

SPOT, O CÃO ROBÔ


O Cão Robô da Google
 
Boston Dynamics, uma subsidiária da Google, mostrou, no YouTube, o seu novo cão robô chamado Spot, e vem sendo viral, como foram seus antepassados quadrúpedes.
 
O robô de quatro patas possui um motor elétrico que aciona uma série de atuadores hidráulicos - os servos responsáveis pelo controle do movimento do sistema mecânico.

Spot é mostrado andando dentro da fábrica, caminhando por terrenos de vários tipos de solo e topografia, subindo escadas e correndo. O vídeo também mostra Spot sendo chutado, presumivelmente, para demonstrar a versatilidade do sensor que o ajuda a se equilibrar e andar. Spot pesa cerca de 70 quilos.
 
Spot é o mais leve e mais ágil em uma longa linha de robôs caninos da Boston Dynamics. Nas iterações anteriores, os robôs caninos mórficos eram maiores e desenvolvidos para transportar cargas pesadas; Spot foi construído para procura, salvamento ou reconhecimento.
 
A empresa Boston Dynamics, sediada em Waltham, Massachusetts, foi comprada pela Google em dezembro de 2013 por um valor não revelado, e ganhou reputação internacional com suas máquinas que andam com uma sensação de equilíbrio incomum, correm no estilo chipanzé com velocidades superiores aos seres humanos, e saltam quase 10 metros. A empresa também projetou robôs de pesquisa móvel para o Departamento de Defesa dos EUA.
 
(Clique aqui para ver o vídeo).
 
................
Enquanto isso, Júlio Verne, H G. Wells e Isaac Asimov, entre dezenas de parceiros de imaginação igualmente fértil, sorriem, enigmáticos...

Nenhum comentário: