terça-feira, 26 de maio de 2015

DA SÉRIE TEMAS IGNORADOS PELO JORNAL NACIONAL


.Esquema de corrupção na Petrobras começou em 2002, diz executivo da Camargo Corrêa

Em depoimento à CPI da Petrobras, Eduardo Hermelino Leite, ex-vice-presidente da construtora Camargo Corrêa, afirmou que os pagamentos de propina pela Camargo Corrêa a funcionários da Petrobras e agentes políticos começou em 2002, último ano do governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB). “Herdei uma prática e tive que administrar. Em meus depoimentos reconheci os ilícitos praticados junto à Petrobras. Recebi dos meus antecessores uma situação pré-existente. A situação preexistente consistia em contratos que foram celebrados através de consultorias a partir de 2002”.
- O texto completo do Congresso em Foco está aqui.

.CPI do HSBC votará quebra de sigilo de empresários e políticos

A CPI do HSBC no Senado, que apura possível sonegação fiscal e evasão de divisas de brasileiros vinculados a contas na agência daquele banco na Suíça, votará nesta 3ª feira (26.mai.2015) a quebra do sigilo fiscal de políticos e empresários citados no SwissLeaks. - a lista e outras informações estão aqui.

....
A CPI do HSBC não mereceu quaisquer referências no JN. Já o depoimento de Eduardo Leite foi destacado amplamente, mas observando o notório princípio da seletividade, segundo o qual nem tudo pode ser mostrado, a exemplo da informação acima.

A Globo, que chegou a nível primoroso de qualidade tecnológica (equipamentos, imagem digital, cenários sofisticados, onipresença mundial etc), há algum tempo declarou em editorial que se preocupa em observar, no dia a dia, a requerida isenção jornalística, principal diretriz de seu Código de Ética, diploma de que muito se orgulha.
Pelo visto - ou pelo não visto na edição de há pouco do JN -, a isenção continua persona non grata...

Nenhum comentário: