sexta-feira, 3 de abril de 2015

PETROBRAS: TRABALHADORES PROCESSAM CORRUPTOS


Trabalhadores da Petrobras processam corruptos

Do Jornal GGN

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) ingressou com ação de responsabilidade civil contra o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, e o ex-gerente de Serviço, Pedro Barusco. A entidade alega danos morais coletivos causados aos trabalhadores.

"Desde o início da Operação Lava Jato, em março do ano passado, os petroleiros vêm sendo vítimas de insinuações, piadas e outros tipos de constrangimento, em função da distorcida e tendenciosa cobertura da imprensa, que tem levado a opinião pública a associar a Petrobrás (sic) à corrupção", explicou a FUP em nota.

Para a entidade, a Petrobras e seus mais de 80 mil trabalhadores diretos não podem ser responsabilizados pelos erros de alguns poucos. "A Petrobras é um patrimônio do povo brasileiro e seus empregados são os responsáveis diretos pelos resultados e contribuição da empresa para o desenvolvimento do país", disse o coordenador da FUP, José Maria Rangel, para quem "os meliantes mancham a imagem de milhares de trabalhadores honestos e dedicados e devem pagar por isso".

A ação corre na 1ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. (Fonte: aqui).

................
A responsabilização pode ter implicações pecuniárias, mas as delações premiadas entram em cena para borrar a paisagem: os meliantes, além de se livrar das grades, acabam por conseguir  salvar 'algum' - espertamente escamoteado por eles próprios antes do acerto com a Justiça. Quem garante que Barusco, por exemplo, que prometeu devolver US$ 97 mi, não 'esqueceu' deliberadamente algumas somas em incertos e não sabidos paraísos fiscais, ou que Paulo Roberto Costa não venha a desenterrar algum depois que a poeira assentar?

Mas, que a iniciativa da FUP é louvável basicamente por seus reflexos morais, é.

Nenhum comentário: