domingo, 5 de abril de 2015

OLD PHOTO

       Jovem escreve num muro a palavra “liberdade”, durante uma passeata estudantil. Rio, 1968.

                         Tulio Mariante, o jovem da foto acima - hoje.

Tulio Mariante, o jovem que em 1968 escreveu num muro a palavra liberdade

Por Fernando Rabelo

(Em) 29 de março, eu publiquei a foto de uma manifestação estudantil em 1968, que mostra um jovem escrevendo num muro a palavra “liberdade”. No post, eu pedia aos leitores que me ajudassem a encontrar o nome do autor da foto. Para a minha surpresa, a minha amiga Regina Zappa reconheceu na fotografia nada mais nada menos que seu marido Tulio Mariante, o estudante que aparece escrevendo no muro. Ela me enviou um texto do Tulio contando como tudo aconteceu: “Era na passeata de estudantes no Rio de Janeiro em 1968. Uma época de solidariedade, esperança, e mobilização coletiva. Nós acreditávamos. Eu escrevia ‘Liberdade para os presos’. Era uma ação de solidariedade aos presos políticos, mas também uma revolta contra o poder surdo e injusto. No bolso tínhamos bolinhas de gude, que faziam os cavalos dos soldados escorregarem. Tínhamos pena dos cavalos”, escreveu Tulio. Segundo eles a autoria da foto é mesmo desconhecida, a imagem foi publicada naquela época na revista Fatos e Fotos. (Fonte: aqui).

................
Para lembrar o 51º aniversário do golpe militar.

Nenhum comentário: