segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

SONEGADORES E LAVADORES


Martin Sutovec.  (Eslováquia).

................
A carga tributária é pesada, sabemos todos. Editorialistas e analistas em geral não se cansam de bater nessa tecla. Mas o peso da carga poderia ser atenuado - especialmente para os menos favorecidos - se existisse equanimidade nos ônus e se artifícios fraudulentos não alcançassem êxito.

Um exemplo da ausência de equanimidade: a isenção de imposto sobre grandes fortunas: a Constituição Federal prevê o imposto, mas isso é mera ficção: ele até hoje não foi regulamentado.  Para completar, detentores de fortunas (e outros) se esmeram em burlar o Fisco, buscando formas de sonegar impostos. Só que isso não é assim tão enfatizado por nossa brava mídia...

Eis que eclode o caso HSBC: dezenas de milhares de contas bancárias 'tratadas' pela filial do banco inglês na Suíça vêm a público (em termos). Repercussão bombástica no mundo - exceto no Brasil. Cerca de vinte bilhões de Reais, pertencentes a algo em torno de oito mil brasileiros... e nem sequer duas dezenas de nomes revelados pelo jornalista brasileiro integrante da associação internacional de investigação detentora dos dados! (E com cirúrgica seletividade: os poucos nomes citados são de implicados na Lava Jato).

Para se ter uma ideia da dimensão do escândalo em escala mundial: o jornal britânico The Guardian revelou, em sua edição de ontem, 22, que o próprio atual presidente-executivo do HSBC é useiro e vezeiro em práticas delitivas visando a burlar o Fisco!

Que outros figurões, do exterior e daqui, integram o seleto rol?

Nenhum comentário: