sábado, 13 de dezembro de 2014

CONTAS DE CAMPANHA: OBSERVAÇÕES SOBRE O JULGAMENTO NO TSE


O julgamento do TSE e o caso do triturador de papel

Por Luis Nassif

Dois episódios mostram a manobra articulada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para o julgamento das contas de campanha de Dilma Rousseff.

Na fase de avaliação das contas, a Asepa (Assessoria de Exame das Contas Eleitorais e Partidárias) incluiu nas "faltas graves" o fato de trituradores de papel, adquiridos pela campanha, terem sido lançados no campo "bens não duráveis". Alegavam os técnicos que o correto seria lança-los em "duráveis".

Foram questionados na hora por um Ministro que acompanhava os traballhos, que indagou se sabiam qual o tempo de vida útil de cada equipamento. "Duram menos que uma torradeira elétrica", ensinou-lhes, e ainda os criticou pelo fato de tratarem como "graves" questões de tal irrelevância.

O segundo episódio foi na própria avaliação do parecer por Gilmar Mendes.

Este salientava a "gravidade" do lançamento fora de prazo de despesas efetuadas.

Um dos Ministros explicava  que é praxe os comitês receberem as notas e, primeiro conferir se os serviços registrados foram devidamente prestados, para depois pagar. Isso explicava o fato de notas emitidas no período do primeiro balanço de campanha só terem sido quitadas no período seguinte.

Gilmar insistia na gravidade do tema, quando a Internet passou a noticiar a rejeição das contas do governador eleito de São Paulo Geraldo Alckmin, pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) pelos mesmos motivos. O Ministro informou Gilmar do ocorrido. Caberia aos advogados de Alckmin recorrer ao TSE.

Obviamente se Gilmar considerasse falta grave na prestação de contas de DIlma, teria que adotar o mesmo critério quando fosse analisar as contas de Alckmin.

Gilmar acabou concordando tratar-se de mero problema formal. (Fonte: aqui).

................
O certo é que, para a mídia e seus parceiros, o inesperado desfecho do julgamento produziu um enorme e geral desapontamento.
Ao que se vê, a especulação de que o ministro relator iria procurar pelo em ovo foi pertinente.

Nenhum comentário: