quarta-feira, 12 de novembro de 2014

UM FEITO E TANTO



"É um grande passo para a civilização humana."




(De Jean-Jacques Dordain, diretor-geral da Agência Espacial Europeia - remetendo a Neil Armstrong na Lua, em junho de 196O chefe da equipe e o gerente da missão Rosetta na ESA são italianos, assim como 3 dos 11 equipamentos foram construídos por empresas italianas aeroespaciais que compõem a estrutura do robô Philae, nome que foi dado pela italiana Serena Olga Vismara, ao ganhar concurso na internet para a escolha do nome em 1994. Não foram apenas Alemanha e França os autores dessa missão, como erroneamente informa o autor dessa matéria, mas, especialmente, a Itália. 9 -, sobre o fato de o módulo Philae haver pousado com sucesso na superfície do cometa Churyumov-Gerasimenko às 13h35 de hoje, tornando-se o primeiro artefato humano a realizar um pouso num astro desse tipo. Ao longo dos próximos dias, o veículo estudará de perto o cometa, em busca de pistas sobre a formação dos planetas do Sistema Solar e possivelmente sobre a origem da vida na Terra.
'Amanhã saberemos mais, quem sabe com imagens direto da superfície do cometa', arremata Salvador Nogueira, titular da coluna 'Mensageiro Sideral', da Folha de São Paulo - AQUI).

................
Adendo:

.Rosetta supera ficção ao pousar robô em cometa em busca pela origem da vida 

.Robô da sonda Rosetta é 'como Colombo chegando à América'

.Atenção para o comentário do leitor Lauro Staller relativamente à segunda matéria acima, 'Robô da sonda Rosetta...':

"O chefe da equipe e o gerente da missão Rosetta na ESA são italianos, assim como 3 dos 11 equipamentos foram construídos por empresas italianas aeroespaciais que compõem a estrutura do robô Philae, nome que foi dado pela italiana Serena Olga Vismara, ao ganhar concurso na internet para a escolha do nome em 2004. Não foram apenas Alemanha e França os autores dessa missão, como erroneamente informa o autor dessa matéria, mas, especialmente, a Itália." 

.O nome do cometa, Churyumov-Gerasimenko, homenageia os dois astrônomos ucranianos que o descobriram.

Nenhum comentário: