terça-feira, 4 de novembro de 2014

RESULTADO DAS ELEIÇÕES 2014: UM MAPA DIDÁTICO

.
Representação cartográfica do processo eleitoral e democracia

Por SandroGeo

Tem atraído minha atenção a quantidade de mapas elaborados na intenção de comunicar ao eleitor o resultado eleitoral e suas características regionais. No entanto, a valorização da cartografia sem a devida atenção aos métodos de representação tem contribuído para uma compreensão equivocada da realidade em vez de revelar a complexidade do processo eleitoral.

Representações que tratam apenas do candidato vencedor de cada território levam uma comunicação equivocada de homogeneidade. Como se em algum lugar todos os eleitores tivesse feito uma única escolha. Essa representação não contempla o resultado das urnas.

Representações binárias de fenômenos sociais tendem a alimentar interpretações binárias desses fenômenos.

Como geógrafo e profissional de sistemas de informação geográfica entendo que devo contribuir ao debate de forma propositiva. Apresento abaixo um mapa que tem o objetivo de representar a porcentagem de cada candidato por estado. Com o objetivo de representar o resultado do segundo da forma mais fiel possível à realidade.

              (Clique na imagem para ampliá-la).

(Para continuar, clique aqui).

................
À vista das graduações correspondentes a cada um dos estados, conclui-se pela impertinência da 'divisão radical do país', como pretendem impor certos analistas.

Nenhum comentário: