terça-feira, 4 de novembro de 2014

O IRMÃO ALEMÃO DE CHICO


1. 'O irmão alemão' é o título do quinto romance do cantor, compositor e escritor carioca Chico Buarque de Hollanda. Com lançamento agendado para 14 de novembro de 2014, em edição da Companhia das Letras, o livro tem inspiração em obscuro fato da biografia do artista. Chico tem meio-irmão nascido na Alemanha entre 1929 e 1931, fruto da união de seu pai, o historiador Sérgio Buarque de Hollanda (1902 - 1982), com a alemã Anne Margerithe Ernst nos anos de 1929 e 1930. Batizado com o nome do pai, Sérgio, o meio-irmão de Chico nunca foi encontrado pela família paterna, tendo destino ignorado.

Sucessor de 'Leite derramado' (Companhia das Letras, 2009), 'O irmão alemão' é outro capítulo de carreira literária iniciada por Chico há 48 anos com a publicação do conto 'Ulisses' (1966). Após edição de novela ('Fazenda modelo', 1974) e de livro de poesia ('A bordo do Ruy Barbosa, 1981), o escritor lançou o primeiro romance, 'Estorvo' (1991), ao qual seguiram-se 'Benjamin' (1995) e 'Budapeste' (2003) - todos editados pela Companhia das Letras. (Fonte: Mauro Ferreira - aqui).


2. Do Portal Brasil 247: "...Chico Buarque já se referiu com detalhes a um meio-irmão alemão, que nunca conheceu, em entrevista a Geneton Moraes Neto, em 2010: 'Eu tenho um meio-irmão alemão. Não sei se ainda tenho. Mas tive. O meu pai teve um filho alemão antes de se casar. Depois, perdeu de vista, porque voltou para o Brasil, onde se casou. Não se relacionou mais com a mulher nem com o filho que teve na Alemanha. A última notícia que ele teve foi durante a guerra. A mulher pediu que o meu pai enviasse documentos provando que não tinha sangue judeu até a segunda ou terceira geração. O meu pai providenciou. Depois da guerra, não teve notícias'. "

(Clique aqui para assistir ao vídeo em que Chico lê trechos de seu novo livro).  

Nenhum comentário: