quarta-feira, 1 de outubro de 2014

SOBRE O MAIS MÉDICOS


"- Tem pacientes que dizem que bastou o médico olhar e já melhoraram. Dizem: 'Esse médico me olhou e eu já me senti bem'.

- Quando o médico fala, conversa, é muito importante para o paciente, e também é muito importante o médico escutar o que o paciente fala. (...)."



(Observações formuladas por médicos cubanos, pinçadas em matéria de página inteira do jornal Meio Norte, de Teresina, edição de ontem, 30 de setembro. Algumas das manchetes: "Mais Médicos zera mortalidade no PI" - no caso, no Posto de Saúde na cidade de Barras, após um ano de atividades dos médicos Olivia Gonzalez e Omar Diaz, em que nenhuma morte de criança e de gestante foi registrada -, "Abraços e atenção ajudam na cura dos pacientes", "'A médica pergunta, fala e sorri', diz vendedora em Piripiri".

Por meio do Programa, o estado do Piauí ampliou em 327 o número de médicos atuando na atenção básica em 167 de seus 224 municípios, resultando em elevação de 93% na quantidade de atendimentos imediatos. No Brasil, são mais de 14.000 médicos, em cerca de 3.500 dos 5.665 municípios.

Se é um sucesso a atuação do Mais Médicos nas cidades de Barras e Piripiri, que já contavam com a presença de profissionais da saúde, imagine nos municípios onde a assistência é inédita.

Enquanto isso, as entidades médicas nacionais se mantêm irredutíveis contra a iniciativa...).

Nenhum comentário: