terça-feira, 7 de outubro de 2014

SOBRE LEVY FIDELIX E PASTOR EVERALDO


Levy e Everaldo,  dois vitoriosos

Por Wagner Iglecias

Levy Fidelix e Pastor Everaldo foram vistos por muita gente, durante esta campanha, como nanicos caricatos. Viraram motivos de memes de internet e piadas entre gente bem pensante. Mas, pensando pela ótica deles, Levy e Everaldo, se poderia perguntar: e daí? Os dois ex-candidatos passaram semanas em rede nacional defendendo abertamente e sem constrangimento uma pauta conservadora nos costumes e liberal na economia, como há muito tempo a direita brasileira não ousava fazer.Falaram em nome dos valores morais mais tradicionais e, somados, alcançaram mais de 1 milhão de votos. Cifra que, para uma eleição presidencial, é pouco, reconheça-se. Mas quem se importa com isto se ambos puderam tornar-se nacionalmente conhecidos, levando a 200 milhões de pessoas uma mensagem de profunda reação às tantas mudanças sociais e comportamentais que a sociedade brasileira tem vivido nos últimos anos?

Mas mais do que isso: se as candidaturas Fidelix e Everaldo agora são História, as urnas deste domingo agraciaram com a vitória centenas de candidatos a deputado estadual e federal Brasil afora que defendem e reverberam exatamente as pautas dos dois ex-candidatos. Quem prestou atenção ao horário eleitoral para o Legislativo em vários estados nesta campanha provavelmente percebeu o tom dominante que confirmou-se nas urnas, através de palavras de ordem como família, valores cristãos, ordem e segurança. Foram estas algumas das ideias-força que mobilizaram parcela importante do eleitorado brasileiro nesta eleição.

Fato é que uma onda conservadora tem varrido parte da nossa sociedade desde pelo menos as manifestações de 2013. Que muitos de nós imaginamos serem as mais genuínas expressões de desejos progressistas de mudança. Ledo engano, posto que agora resultaram, nas urnas, numa votação acentuadamente de direita. Fidelix e Everaldo voltam para suas vidas privadas nesta 2a. feira, mas suas ideias e pregações durante a campanha de 2014 seguirão mais vivas do que nunca em boa parte das casas legislativas de nosso país. (Fonte: aqui).

Wagner Iglecias é doutor em Sociologia e professor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP. 

................
Vidas privadas?...  Fidelix preside o seu partido. Pastor Everaldo, não sei. Mas o pastor, quem sabe?, deverá retornar às pregações em uma (ou mais) das centenas e centenas de milhares de igrejas evangélicas espalhadas por nosso laico Brasil. Enfim, é como se os ex-candidatos (ou pelo menos o pastor) continuassem exercitando a vida pública.

Bolsonaro, Feliciano e adeptos certamente exultaram face à performance dos dois vitoriosos, cuidando de agradecer pelo inestimável auxílio.

Nenhum comentário: