segunda-feira, 6 de outubro de 2014

ELEIÇÕES 2014: RESCALDO


"Sem meias palavras. Sem tapar o sol com a peneira. O PT foi o grande derrotado na eleição. Personalidade, foi a Marina. Partido? Dos trabalhadores.

O PT deve perder 18 cadeiras na Câmara Federal. Passa de 88 para 70. São praticamente números finais. Pode mudar uma coisinha, por causa das impugnações que ainda vão ser julgadas. Um a mais ou a menos. Não é significativo.

Só na bancada de São Paulo, o partido perdeu 6 vagas. Foi de 16 para 10. Tremendo baque.

Não conferi, mas quero crer que é a primeira vez que a representação do PT na Câmara diminui numa eleição, desde que o partido existe.

No Senado, foi menos ruim - deve perder uma cadeira. Mas saiu o Suplicy, ícone.

O PT foi melhor na eleição para governadores. Ganhou em Minas, coisa inédita. Deu um banho nos ibopes na Bahia. Manteve o Piauí. Vai para o segundo turno, na frente, no Mato Grosso do Sul. Praticamente empatado, no Ceará. Em segundo lugar, em Roraima e no Rio Grande do Sul. (Nota deste blog: faltou incluir o Acre).

A coroa de maior partido (em termos de representação nacional) ainda é do PT. Mas ficou bem amassada. Não é só o segundo turno que vai ser barra. Governar, se vencer, também será complicado - o Congresso ficou ainda mais pulverizado do que já era, com novos partidinhos conseguindo eleger pelo menos um. E a oposição ficou maior.

Com tudo isso, acho que a Dilma ainda tem o favoritismo. Em termos numéricos, ela precisa pegar 1/3 dos votos da Marina. Foi mais ou menos o que aconteceu em 2010, dando em vitória de 54%. Com os números atuais, seriam 51%.

Isso é um retrato. A análise é outra coisa."



(Joel Bueno, em seu blog, post intitulado "Rescaldo do primeiro turno - retrato em preto e branco" - aqui.

Relativamente à questão do favoritismo, convém que aguardemos o desenrolar dos acontecimentos. Me parece ter sido equivocada a estratégia adotada pelo PT em São Paulo: o candidato Padilha, pouco conhecido - em termos políticos -, patinou, e disso a grande mídia se aproveitou. A Globo, por exemplo, deixou de dar cobertura à campanha petista sob a alegação de que o percentual dele não alcançava a pontuação mínima por ela decretada (há até quem suspeite ter havido deliberada 'retenção' do percentual, se é que me entendem...). O fato é que Alckmin venceu em todos os municípios de São Paulo, exceto Hortolândia, e na esteira do governador o candidato Aécio Neves abocanhou 45% dos votos para presidente da República.

Há também um detalhe interessante: a dinâmica, o formato do debate entre presidenciáveis produzido pela Globo. O ritual imposto, consistente em que em cada rodada de perguntas dois dos oponentes tivessem de se dirigir a uma mesa especial me pareceu maquiavélico, como forma de 'minimizar' os candidatos... Em todos os demais debates do primeiro turno, a forma 'tradicional' prevaleceu (Record, Band, SBT, CNBB...): cada candidato em seu 'púlpito' fixo. No formato global, ficou exposta uma certa, digamos, fragilidade. Aécio Neves, aliás, foi o único candidato que, em programa eleitoral, dias antes,'convocou' os espectadores: "Não perca o debate na TV Globo!" 'Premonição' é isso).

Nenhum comentário: