sábado, 4 de outubro de 2014

ECONOMIA: PERSPECTIVAS 2015


Os desafios macroeconômicos do próximo governo

Por Luis Nassif

Ex-Secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa tornou-se um dos economistas referenciais na discussão sobre os rumos da política econômica.

Para ele, o próximo governo enfrentará dois grandes desafios macroeconômicos: um cambial, outro fiscal. O cambial é tornar o sistema de metas de inflação menos dependente da apreciação do real; o fiscal é aumentar o resultado primário recorrente sem deixar de atender às demandas crescentes da população e sem aumentar a carga tributária.

Vamos descrever suas análises por parte, começando pelo histórico do uso do câmbio no combate à inflação.

***
A questão cambial no governo Lula-Dilma tem três fases, segundo Barbosa.

A primeira, de 2003 a 2005 foi de correção cambial, com uma apreciação do real eliminando a depreciação dos anos anteriores. Ao final do período, a taxa de câmbio real havia retornado ao patamar de antes da crise argentina e próxima ao pré-Plano Real.

De 2006 a 2008 foi uma fase de apreciação, com o boom dos preços internacionais de commodities reduzindo ainda mais o câmbio, para um valor próximo ao do Plano Real. Esse período terminou com a crise de 2008.

De 2009 a 2011 foi uma fase de apreciação e intervenção, depois que a expansão da liquidez internacional gerou outro boom nos preços internacionais de commodities e devolveu o câmbio aos níveis verificados no final do Plano Real. Segundo Barbosa, esse período terminou no início do governo Dilma, com a introdução de um imposto sobre o aumento da posição vendida em Reais no mercado de derivativos cambiais.

A partir de 2012 o Real começou novamente a depreciar devido ao novo cenário econômico mundial. De dezembro de 2011 a dezembro de 2013 o real se depreciou 21%.

***
A partir de 2013 a forte depreciação do real levou o governo a rever sua  estratégia passando a combater a depreciação. NO final de 2013 o Ministério da Fazenda retirou a maior parte da tributação sobre entradas de capital, enquanto o Banco Central passou a oferecer proteção financeira contra a depreciação do real via swaps cambiais. Até meados de 2014 esses swaps equivaliam a 25% das reservas cambiais brasileiras.

Entre dezembro de 2013 e julho de 2014 o real apreciou-se 8%. Sem essas intervenções, mantido o nível real de agosto de 2013, o dólar deveria estar em R$ 2,51, em lugar de R$ 2,23 em julho de 2014.

Contribuiu também para a apreciação a retirada de estímulos monetários nos Estados Unidos.  Mas a razão maior da luta contra a depreciação cambial foi a inflação.

***
Pelos levantamentos de Barbosa, o BC cumpriu a meta de inflação em onze dos quinze anos desde a adoção do sistema em 1999. Em oito desses onze anos houve redução da taxa de câmbio real; em seis deles, redução da taxa nominal. Os três casos de cumprimento da meta sem apreciação cambial devido a outros fatores: meta bastante elevada em 1999 e controle dos preços administrados em 2012 e 2013.

Com esse modelo errático, a economia passou a ser alvo de manobras especulativas via operações de arbitragem entre taxas de juros internacionais e internas.

Vai-se apreciando o câmbio real até que ele fique tão baixo que o mercado passa a apostar na depreciação do real. (Fonte: aqui).

Nenhum comentário: