sábado, 11 de outubro de 2014

CHINA SUPERA EUA EM PIB AJUSTADO


A China superou os EUA como maior economia do mundo

Por Mike Bird

A China superou os EUA ao se tornar a maior economia do mundo, segundo regras do Fundo Monetário Internacional.

Chris Giles, no Financial Times, constatou a mudança. Ele já havia alertado, em abril deste ano, o que estava prestes a acontecer .
O método utilizado pelo FMI faz o ajuste, basicamente, para paridade de poder aquisitivo, explicado aqui.
A lógica simples é que os preços não são os mesmos em cada país: uma camisa vai custar menos em Xangai do que San Francisco, por isso não é inteiramente razoável comparar os países sem levar isso em conta. Embora uma pessoa típica na China receba muito menos do que um americano típico, converter um salário chinês em dólares subestima o poder de compra que o indivíduo, e, portanto, esse país, pode ter. O Índice Big Mac da revista The Economist é um grande exemplo dessas disparidades, assim como são as medidas do FMI relacionadas aos PIB em termos taxas de mercado, e em termos de poder de compra. Com base do poder de compra, a China está ultrapassando os EUA neste momento e tornando-se a maior economia do mundo. (...).
(Para continuar, clique aqui).

................


Acima, as maiores economias do mundo, com base no PIB calculado nos dois critérios utilizados pelo Fundo Monetário Internacional. (Fonte: jornal El Pais, Espanha).

Nenhum comentário: