Benett.

Educação: A falta que a aritmética faz ao Globo

Por Weden, no Jornal GGN

Numa reportagem cheia de adjetivos e francamente editorializada, o Globo sentencia: "O relatório Panorama da Educação de 2014 da OCDE - o clube dos países ricos -, a ser apresentado nesta terça-feira em Paris, mostra que o investimento do Brasil no setor continua muito aquém do desejado". Bem, como somos leitores chatos, daqueles que leem com calculadora na mão, vamos às contas, para entender o que os jornalistas Leonardo Vieira e Andrea Rangel entendem por "muito aquém".

O PIB brasileiro é parecido, próximo, do PIB de uma França (um pouco menor), de um Reino Unido (igual) ou de uma Itália (um pouco maior). Que têm, pasmem, algo em torno de 1/3 (na verdade menos) de nossa população. Logo é natural que o nosso gasto per capita seja de um terço desses países.

Aliás, se for um terço, já é até mais (verdade seja dita, a matéria reconhece, ainda que de forma bem discreta, quase envergonhada). Isso não quer dizer que seja o suficiente. Apenas que não é tão diferente.

A reportagem também relaciona: Turquia (14,5), México (14,6), Hungria (19,5), Eslováquia (23,3), Chile (17,2), Israel (30,9), Portugal (25,3) e Coreia (31,7). Todos eles têm PIBs per capita (por Paridade de Poder de Compra, critério FMI, 2011) maiores que o nosso (US$ 11,7 mil).

Curiosamente, todos, embora não seja dito na matéria, com menos investimento proporcional que o Brasil (O Globo chega a dizer que a renda destes países é parecida com a do Brasil. Não é ). Podemos tomar como exemplo a Eslováquia, que tem exatamente o dobro do PIB per capita Paridade de Poder de Compra do Brasil e que investe 80% mais em valores nominais.

Em suma, é bem provável (precisaria fazer todos os comparativos) que o Brasil seja o país que, proporcionalmente ao PIB per capita, mais investe em educação, dentro da listagem da OCDE (está lançado o desafio). A afirmação "muito aquém", portanto, é falaciosa. Pelo menos, aritmeticamente. (Fonte: aqui).

................
Um leitor do Jornal GGN inseriu comentário dando conta, entre outros dados, de que "(...) O Brasil investiu cerca de 21% do PIB per capita em 2011 (hoje a percentagem deve ser maior). Investia somente 12,5% em 2004. Estamos ligeiramente acima da Austrália, que investe cerca de 20%, mas muito à frente do México e Chile, que investem cerca de 15%. Os países da Europa investem entre 22% e 24%, ou seja, muito próximos ao Brasil. Até Coreia do Sul e Japão não estão assim tão na frente, com cerca de 23 e 24%.

Depois de conferir esses dados, tentei comentar no site do Globo, mas 'guess what?'. Não estava aberto para comentários. (...)."

Com que, então, o site do Globo não estava aberto para comentários... 

De qualquer modo, aguardemos novas análises a respeito da questão, porém ressaltando, desde logo, o caráter eleitoral de que o assunto se reveste (que o diga O Globo).