segunda-feira, 11 de agosto de 2014

SOBRE A VULNERÁVEL WIKIPÉDIA


Dados sobre a Wikipédia, disponibilizados pela Wikipédia:

.Trata-se  de enciclopédia multilíngue (277 idiomas, até outubro de 2013) lançada em janeiro de 2001 pelos norte-americanos Jimmy Wales e Larry Sanger. 

.O termo Wikipedia foi criado por Larry Sanger e é uma combinação de wiki (uma tecnologia para criar sites colaborativos, a partir da palavra havaiana wiki, que significa "rápido") e enciclopédia.

.É escrita de maneira colaborativa: muitos dos mais de 30 milhões de artigos (835 090 em português em 10 de agosto de 2014) foram escritos de forma conjunta por diversos voluntários ao redor do mundo.

.Quase todos os verbetes presentes no site podem ser editados por qualquer pessoa com acesso à internet. 

.(Certamente em face de "qualquer pessoa com acesso à internet" poder editar "quase todos os verbetes"...) A confiabilidade e precisão da Wikipédia são alvo de críticas. Não obstante, "trabalhos acadêmicos sugerem que os vandalismos são geralmente de curta duração" - grifo nosso).

Pois bem. Informações sobre dois jornalistas globais foram alteradas em maio de 2013 (quinze meses atrás!), a partir das dependências do Palácio do Planalto, mediante wi-fi, sistema que oferece acesso à internet a qualquer pessoa/equipamento que se encontre no ambiente, sendo, porém, tal como acontece com o sistema tradicional, facilmente detectável (ou seja, a partir do IP, "Internet Protocol", espécie de identidade de cada equipamento, é possível localizar a origem/autor do malfeito).

Isto significa que qualquer pessoa (um servidor público, um visitante qualquer, um jornalista, um marqueteiro...) poderia, naquele distante maio de 2013, ter praticado a fraude.

Diante de tais particularidades, é lícito indagar: a quem aproveitaria a manobra, sintomaticamente detectada agora, em plena campanha eleitoral?

Cartas para a Redação.

Nenhum comentário: