sexta-feira, 29 de agosto de 2014

O PIB E O IPS


Em face do resultado negativo do PIB em dois trimestres seguidos, o ministro Guido Mantega afirmou que "Não estamos em recessão... É meramente efeito estatístico pelo resultado negativo do segundo trimestre. Recessão é quando você tem desemprego aumentando e renda caindo. Aqui temos o contrário."

O ministro declarou ainda que o crescimento foi afetado por causa da menor quantidade de dias úteis na primeira metade do ano, devido à realização da Copa do Mundo, o que teria impactado negativamente em 0,2 a 0,3 ponto percentual no resultado total do PIB no segundo trimestre.

"No terceiro trimestre vamos ter 10% a mais de dias úteis. É como termos 10% a mais de produção e comércio", arrematou.

São razoáveis os argumentos, mas incapazes de minorar o fato: o PIB caiu - e a oposição, claro, cairá em cima. Faz parte do jogo.

Nada obstante, essa realidade me fez lembrar o IPS -Índice de Progresso Social, em que o Brasil mostra avanços, tema abordado neste blog - aqui - em abril passado, post do qual pinço o seguinte:

"...A ideia do IPS é avaliar 'se um país pode satisfazer as necessidades básicas de seu povo' e se tem 'infraestrutura e capacidade para permitir que seus cidadãos possam melhorar a qualidade de suas vidas e alcançar seu pleno potencial'.

O índice mostra que o crescimento econômico não leva automaticamente ao progresso social', afirma Michael Green, diretor-executivo da organização sem fins lucrativos Social Progress Imperative, que publica o índice. 'Se queremos enfrentar problemas como a pobreza e a desigualdade, o índice mostra que medir o crescimento econômico por si só não é suficiente', completa. (...)".

Nenhum comentário: