segunda-feira, 18 de agosto de 2014

ELEIÇÕES 2014: NOVIDADES NO FRONT

Ivan Cabral.

Os novos números do Datafolha já estão disponíveis - AQUI -, e dão conta de que, com a entrada de Marina Silva na disputa presidencial, haveria segundo turno, e Marina se sairia muito bem. Ou seja: confirmam-se as expectativas manifestadas por analistas diversos. Resta saber se se manterá em bons patamares ao longo dos dias.

Os números revelam também uma recuperação na avaliação de Dilma Rousseff, que, por exemplo, passa de 22 para 24% na votação espontânea. (Aécio: 11%; Marina: 5%).

Notícia paralela: a mídia vem, há meses, repercutindo a taxa de aprovação do governo Dilma Rousseff, índice que, em geral, tem oscilado negativamente desde as manifestações de junho de 2013. Eis que nesta pesquisa Datafolha a situação se inverteu:

Aprovação à gestão Dilma sobe 6 pontos

A taxa de aprovação do governo Dilma Rousseff teve alta de seis pontos percentuais no intervalo de um mês. Em julho, 32% dos eleitores consideravam a administração da presidente petista como boa ou ótima. Agora são 38% que a avaliam assim, o número mais alto desde abril.

No mesmo período, a reprovação a Dilma diminuiu também seis pontos. Antes, 29% classificavam o governo como ruim ou péssimo. Agora são 23% os que o julgam dessa forma.

Para 38%, o governo Dilma é regular, o mesmo número apurado no mês passado.

(Para continuar, clique AQUI).

................
Diante de percentuais tão expressivos, parece razoável indagar: o que explicaria tamanha reação positiva, no intervalo de um mês? Muitíssimo estranho esse fenômeno...

Alguns comentários interessantes podem ser lidos aqui. (Título de um deles: "Não é que subiu agora, é que antes não tinha caído...").

Nenhum comentário: