quarta-feira, 13 de agosto de 2014

A TRAJETÓRIA DE EDUARDO CAMPOS

              Anos 90: Eduardo Campos com o avô Miguel Arraes

Eduardo Campos morre no mesmo dia que avô

Eduardo Campos morreu, na manhã desta quarta-feira (13), em um acidente com um jato particular durante a campanha presidencial, em Santos. Seguiu a inspiração política do avô, e falece no mesmo dia.

O candidato à presidência é filiado desde 1990 ao PSB, pelo qual foi eleito deputado estadual. Seu histórico no meio político vem desde cedo. Campos é filho da deputada Ana Arraes e neto do ex-governador Miguel Arraes. 

Foi o seu avó o responsável pelo interesse de Eduardo Campos no Executivo. Atuou na campanha de reeleição de Miguel Arraes ao governo de Pernambuco, o qual se tornou chefe de gabinete.

A militância política de Campos teve início em 1985, como presidente do Diretório Acadêmico da Univesidade Federal de Pernambuco, no qual cursava a graduação de Economia.

No Legislativo, teve sua eleição no Congresso Nacional em 1994, com 133 mil votos. No ano seguinte, tornou-se secretário do governo e, em 1996, secretário da Fazenda.

Como deputado federal pela segunda vez, foi o mais votado de Pernambuco, em 1998, com 173.657 votos. Seus laços com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva formaram-se no terceiro mandato na Câmara Federal. Foi um dos principais articuladores do governo Lula, o que o levou à indicação pelo presidente ao cargo maior no Ministério da Ciência e Tecnologia, em 2003.

Três anos depois, se licenciou do cargo para concorrer ao governo do Estado, pela Frente Popular de Pernambuco. Eleito e, em 2010, reeleito com 82,84% dos votos.

Sua esposa, Renata Campos, economista e auditora do Tribunal de Contas do Estado, não estava no avião. Juntos, o casal tinha cinco filhos.

Como Miguel Arraes, ficou conhecido pela luta às causas sociais. Os anos de parceria com o governo Lula e a semelhança de ideais com seu avô foram lembrados nas palavras do ex-presidente (...). (Para continuar, clique aqui).

................
Uma perda chocante.

Segundo especialistas, o relatório parcial sobre o sinistro que matou Campos deverá ser emitido dentro de um mês. O final, em um ano.

(O avião sinistrado teria apresentado problemas há cerca de quarenta dias, em Londrina-PR, quando transportava Marina Silva, candidata a vice na chapa de Eduardo Campos).

Nosso querido Ariano Suassuna, que saiu de cena há poucos dias, era fascinado pela saga de Campos, que evocava a figura do pai, que ele, Suassuna, perdera aos 3 anos de idade...

Nenhum comentário: