segunda-feira, 7 de julho de 2014

DIREITOS DO CONSUMIDOR: HAJA PROTOCOLO


A técnica do "embromation" para desistir de serviços de telefonia

Por Luis Nassif

Um pequeno roteiro para quem quiser desistir dos serviços da Net – valendo para outros serviços de telecomunicações.

Depois de anos mantendo a Net em três endereços, desisti, fundamentalmente pelo mau atendimento e pela velocidade da banda larga – muito inferior aos 10% mínimos do que eu comprava.

Para formalizar a desistência, é necessário ligar para o atendimento.

A secretária liga, passa todos os dados.

A atendente insiste em falar com o titular. Atendo. Pergunta o motivo da desistência. Explico. Me faz uma contraproposta. Digo que não interessa mais, porque o meu problema era com o atendimento.
Quer saber para que concorrente eu fui. Digo. Quer saber a proposta que me foi feita. Digo-lhe que não interessa. Me faz nova contraproposta. Digo que não quero.

Aí pergunta se tenho algum conhecido ou parente para passar a titularidade do plano. Digo que não tenho. Ela insiste. Digo que não. Ela insiste de novo. Perco a cabeça, digo que vou denunciar ao Procon. Ela continua insistindo até o momento em que desligo o telefone sem formalizar a desistência.

Ligo então para o ombudsman da Net para reclamar. Só aceitam reclamações se tiver o número do protocolo. E aí nos damos conta – minha secretária e eu – de que não foi passada número algum de protocolo, prática usual em qualquer telefonema que se dê para a central de atendimento.

A secretária (a secretária de Luis Nassif) liga de novo e sua primeira atitude, agora, é pedir o número do protocolo. Feito isso, os procedimentos são rápidos. Ela explica as razões da desistência, passa a ligação para mim, que confirmo, e o desligamento é confirmado.

A partir dessa experiência, fica claro o jogo do atendimento.

O número do protocolo são as impressões digitais do atendente. Com o número rastreia-se a ligação e pode-se fazer a denúncia para o Procon e para a Anatel.

O que a Net faz, então, é o duplo atendimento. Qualquer ligação para lá começa com a atendente informando o número do protocolo de atendimento. Menos quando se trata de desistência. Nesse caso, só passa o número se o cliente pedir. Se não pedir, ele será submetido a uma sessão de embromation, para ver se desiste de desistir. (Fonte: aqui).

................
Em tempo: "A partir de terça-feira, 8, o consumidor poderá cancelar automaticamente serviços de telefonia fixa, móvel, TV por assinatura e internet, sem falar com nenhum atendente. Esse é um dos benefícios do novo regulamento da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que finalmente entrará em vigor.

A dificuldade para encerrar contratos com empresas de telecomunicações era uma das principais reclamações que os clientes faziam à central de atendimento da Anatel. Agora, ao telefonar para o call center das empresas, o cancelamento será uma das opções a serem digitadas no menu principal.

Na internet, o procedimento será semelhante. Bastará se identificar por meio de um cadastro com nome de usuário e senha para solicitar a interrupção do serviço. (...)." (Para continuar clique aqui).

Nenhum comentário: