sexta-feira, 25 de julho de 2014

DA SÉRIE NÃO BASTA TORCER CONTRA


Sucesso de Dilma deteriora economia, diz Santander a clientes ricos

Por Fernando Rodrigues

O Banco Santander enviou neste mês de julho de 2014 aos seus clientes de alta renda um texto afirmando que o eventual sucesso eleitoral da presidente Dilma Rousseff irá piorar a economia do Brasil.

A análise foi impressa na última página do extrato dos clientes na categoria “Select”, com renda mensal superior a R$ 10 mil. Diz que se Dilma melhorar nas pesquisas de intenção de voto, os juros e o dólar vão subir e a Bolsa, cair.

O texto vem sob o título “Você e seu dinheiro” e orienta os clientes do Santander: um cenário eleitoral favorável à petista reverterá “parte das altas recentes” na Bolsa.

(Para continuar, clique AQUI).

................
Sem novidades no front: a 'mensagem' do Santander é a mesma propalada por rentistas em geral, e isso já há um bom tempo. Dirigente do Itaú, por exemplo, já 'cantou a pedra' em comentários feitos nos EUA; algo como "os fundamentos do Brasil são sombrios, o país ruma para o fracasso, logo, as perspectivas são boas para nós". A Veja deu até matéria de capa, indagando em letras garrafais, inocentemente, a razão por que a Bolsa sobe quando a presidente cai nas pesquisas...

O que distingue o comportamento do Santander é o fato de o 'prognóstico' haver-se revestido de caráter oficial. (Desfazer tal caráter, como o banco apressou-se em fazer, é até mesmo prevenir-se quanto a eventuais desdobramentos no âmbito jurídico...).

Nenhum comentário: