quarta-feira, 2 de julho de 2014

COPA 2014: NIVELADA POR CIMA

Rico.

"Não tem mais bobo"

Por Joel Bueno

É... a seleção não tem meio de campo, os meninos estão nervosos e coisa e tal. Mas não tem ninguém sobrando, nessa Copa. Os bichos-papões estão sofrendo. Itália, Inglaterra e Espanha ficaram lá no início. Alemanha, Holanda e Argentina tomaram sufoco nas oitavas. A França passou mais fácil, mas também não foi moleza.

Um amigo meu acha que está nivelado por baixo. Não concordo. Tanto não é isso que os jogos, em geral, são muito bons.

A culpa, em parte, é da nossa memória. A gente tende a lembrar melhor os bons momentos, a recriar um passado mais colorido e mais bonito. Aquele super-time de 82 só ganhou da Rússia no apito. Em 2002, contra a Bélgica, se não fosse o juiz, não sei não. O escrete de 62 quase perdeu para a Espanha. Em 58 (Retificação: o ano correto é 62), o Garrincha foi expulso na semi-final, os nossos cartolas sumiram com a súmula e deram um jeito de o bandeirinha-testemunha desaparecer.

Também tem razões objetivas.

A evolução e a globalização do esporte. As equipes menores melhoraram. Têm muitos jogadores que jogam na Europa. Importaram treinadores. Ganharam consistência tática. Todas têm saúde e pelo menos um ou dois caras bons de bola.

O preparo físico. O pessoal corre mais e o campo diminuiu. Ficou mais fácil ocupar todos os espaços. Bom para a defesa. Já na década de 80 o Saldanha queria que tirassem um jogador de cada time. Com dez, o jogo ia fluir melhor.

O calendário. Os jogadores chegam no fim da temporada quebrados. Principalmente os craques, que jogam mais torneios e entram em campo mais vezes. Esses estão, em geral, nas melhores seleções.

O fator anímico. Num torneio curto, onde cada jogo é decisivo, os caras dão tudo de si e mais um pouco. Não dá para jogar assim o ano todo. Ninguém ia aguentar. A superação marcou as atuações finais da Nigéria, da Argélia e da Suíça.

Claro que ainda tem bobo. Nessa Copa teve Camarões, Coreia, Honduras e mais um ou outro. Mas alguns "pequenos" fizeram bonito - para alegria dos amantes do futebol e dos cardiologistas. (Fonte: aqui).

................
Clique aqui para ler sobre erros de arbitragem que ajudaram nossa seleção em Copas do Mundo. Mas... e quanto às derrapadas de árbitros que beneficiaram outras equipes?...

Nenhum comentário: