domingo, 6 de julho de 2014

COPA 2014: DA SÉRIE CERTAS PALAVRAS


Camilo Zuñiga, jogador da seleção colombiana, tornou-se amplamente conhecido pela violenta entrada que afastou o craque Neymar da Copa 2014. Movido por singular indignação, um leitor do blog Conversa Afiada cunhou o termo "Zunhigar" para designar a prática de atos reprováveis, ilícitos, abjetos, e aproveitou para tecer o seguinte comentário:

No Brasil, “zunhiga” é uma forma de fazer mau jornalismo. Diariamente, na TV, revistas e alguns jornais há repórteres zunhigas. Eles estão em todos os lugares, os zunhigas, mas sempre contra o Brasil. Podemos encontrá-los na Avenida Paulista, em Manhattan, Paris, Ipanema ou em qualquer lugar onde haja oportunidade de uma joelhada nas costas do povo brasileiro. Zunhigar é um verbo que significa sacanear o nosso povo. O fenômeno já existia desde a época da UDN. Faltava somente o neologismo, o verbo preciso. Tentaram zunhigar a Copa do Mundo, como o Bolsa Família, a distribuição de renda, o aumento real do salário mínimo, os direitos das domésticas.

Políticos também zunhingam, quando tentam privatizar a Petrobras, quando vendem a Vale do Rio Doce por 3 bi, ou quando privatizam a Telebras por moedas podres e pelo preço que fora investido nos dois anos anteriores. Aprovar emenda da reeleição através de mensalão também é zunhigar. Zunhiga-se quando se condena uma pessoa sem provas e se impede que ela cumpra a pena no regime correto. Aí é uma tremenda zunhigagem!

Nenhum comentário: