terça-feira, 1 de julho de 2014

BRASIL, 1º LUGAR NA COPA DO MUNDO DE COMBATE À MORTALIDADE INFANTIL

              Ranking divulgado em site indiano: o Brasil lidera a Copa Anti Fome Infantil. 
                 Aqui: na íntegra, com todos os países

A Copa do Mundo já está no papo...

Por Hildegard Angel

A Copa do Mundo já está no papo!

No papo, sim, de centenas de milhares de crianças brasileiras, que tiveram suas vidas salvas, de 1990 até hoje, período em que houve uma redução de 77 por cento da mortalidade infantil pela fome no país.

E a grande notícia é que o Brasil está em primeiro lugar no ranking “Mortalidade Infantil – Qual é o Placar?”, que está sendo divulgado neste fim de semana no Fórum Mundial de Parceiros para a Saúde Materna, Neonatal e Infantil, em Johanesburgo, na África do Sul.

A informação foi dada em primeira mão por um site de saúde da Índia, o The Health Site,  relacionando essa vitória brasileira à Copa do Mundo, como se fosse uma “Copa anti Fome”, e repercutindo a declaração do coordenador de saúde da criança do Ministério da Saúde do Brasil, Paulo Vicente Bonilha de Almeida:

- Há duas razões principais para a redução da mortalidade infantil no Brasil: a ampliação do acesso aos cuidados de saúde primários e o Bolsa Família, maior programa de transferência de renda do mundo.

Os indianos destacam o aumento das taxas de vacinação entre as crianças brasileiras e a Política Nacional de Aleitamento Materno, que mais do quadruplicou a amamentação no país.
O site informa que, hoje, para cada 1.000 nascimentos no Brasil, apenas 14 crianças morrerão antes do seu quinto aniversário – muito menos que as 62 em 1990, atribuindo o mérito ao Bolsa Família, que “fornece transferências em dinheiro para famílias pobres em troca de garantir que as crianças recebam as vacinas e frequentem a escola”.

Evidentemente o país ainda tem um longo caminho a percorrer, bem como uma taxa de mortandade ainda alta, e só haverá motivo para orgulho quando alcançar o patamar ideal de morte ZERO.

Bacana ver um site indiano colocar em evidência essa conquista brasileira e ter a sacada de relacioná-la à “Copa”, elaborando essa arte com as camisetas das seleções, que eu reproduzo aqui acima para vocês.

Sem desmerecer a Copa do futebol, esta é uma Copa do Mundo que também vale a pena aplaudir de pé e cantar emocionado o nosso Hino Nacional… à capela. (Fonte: aqui).

Nenhum comentário: