domingo, 15 de junho de 2014

ABERTURA DA COPA: FIFA DÁ AO EXOESQUELETO MENOS TEMPO QUE O DE UM COMERCIAL DA BUDWEISER


Cientista reclama de tempo para mostrar exoesqueleto em abertura

Paraplégico chutou bola com ajuda de robô comandado pelo cérebro. Transmissão da Fifa mostrou experimento por poucos segundos.

do G1, reprodução parcial

O neurocientista Miguel Nicolelis reclamou do pouco tempo reservado ao “chute simbólico” com o exoesqueleto na transmissão da abertura da Copa do Mundo, nesta quinta-feira (12). O chute em uma bola de futebol foi dado por um paraplégico que usava o equipamento, um robô comandado pelo cérebro.

Na transmissão oficial, exibida por emissoras em todo o mundo, a cena durou sete segundos. Integrantes do projeto “Andar de Novo” apareceram com o voluntário paraplégico, que estava em pé e já vestia o exoesqueleto. Ele deu um passo com a perna direita e movimentou a bola, recolhida por um menino caracterizado de árbitro de futebol. O momento vinha sendo preparado há anos por Nicolelis e sua equipe.

“A Fifa nos informou que nós teríamos 29 segundos para realizar um experimento dificílimo. Nunca ninguém fez uma demonstração em 29 segundos de robótica. Isso não existe em lugar nenhum do mundo. Foi um esforço dramático de todas essas pessoas que estão aqui. E nós realizamos em 16”, disse Nicolelis. “Pelo visto, a Fifa não estava preparada para filmar um experimento que vai ser histórico”, completou.

PS do Viomundo: Sete segundos. Bem menos que um comercial da Budweiser, empresa pela qual a FIFA lutou: mudou a lei para poder vender cerveja nos estádios. Isso dá a vocês a dimensão exata das prioridades da entidade… (Para continuar, clique aqui).

................
'Foi extraordinário', diz paraplégico que usou exoesqueleto em abertura

Para inteirar-se de tudo o que representa o exoesqueleto para a Ciência e para a humanidade, clique AQUI.

Nenhum comentário: