quinta-feira, 22 de maio de 2014

SECA MALTRATA O PIAUÍ

Vladimir Semerenko. (Rússia).

Seca faz 90% das cidades do Piauí decretarem situação de emergência

A pior seca registrada no Brasil nos últimos 50 anos continua causando problemas no Nordeste. O governo do Estado do Piauí assinou o decreto de situação de emergência em 211 municípios das 224 cidades piauienses, nessa terça-feira (20). O número equivale a 90% dos municípios do Piauí.

O decreto vai ser publicado no "Diário Oficial" desta quinta-feira (22), mas já está vigorando desde hoje (21) e é válido por 180 dias.

A situação extrema da seca colocou o Brasil no mapa mundial de eventos climáticos extremos de 2013, segundo mostrou o relatório da PMN (Organização Mundial de Meteorologia), divulgado no dia 24 de março. A seca causou um prejuízo de US$ 8 bilhões (cerca de R$ 18,5 bilhões).

O Estado do Piauí não contabilizou os prejuízos causados com a estiagem, mas os problemas aumentaram apesar das chuvas que ocorreram no último mês no Piauí. Em dezembro de 2013, os nomes de 200 municípios constavam no decreto de situação de emergência, porém neste novo decreto 11 novas cidades foram incluídas. O último decreto tinha validade até essa terça-feira (20).

A Secretaria de Estado da Defesa Civil justificou que as chuvas que ocorreram no último mês não foram suficientes para amenizar os problemas da estiagem. Os prefeitos informaram sobre a situação, que foi analisada pelo órgão, para conseguir ajuda do governo federal. (...). (Fonte: aqui).

................
As chuvas ocorridas neste ano surpreenderam positivamente, de modo que muitos, inclusive este escriba, achavam que o quadro emergencial iria mudar. A situação, ao contrário, piorou. Mais um ano de sufoco para o nosso querido Piauí.

Nenhum comentário: