terça-feira, 15 de abril de 2014

MEDIDAS IMPOPULARES: O MÉRITO DO NEOLIBERAL

Arcadio Esquivel.

Estudos diversos apontam que o salário mínimo está muito aquém do valor estimado para fazer face aos custos básicos de uma família, segundo diretriz estabelecida em nossa Constituição Federal.

Como é que o salário mínimo vem sendo corrigido nos últimos anos?

Assim: aplica-se, sobre o valor respectivo, a inflação do ano anterior, acrescentando-se ao número encontrado a variação percentual positiva do PIB dos dois anos anteriores. Obtido o valor, o Poder Executivo emite decreto estabelecendo o novo salário mínimo.

Em 2011, o STF determinou a continuidade de tal critério - aqui -, negando questionamento do DEM, PPS e PSDB, que pretendiam derrubar a lei sobre o assunto.

Eis que o economista Armínio Fraga, guru do grupo acima citado, acaba de ir à mídia informar que a equipe de governo, em caso de eventual conquista do poder, tratará de estabelecer "medidas impopulares", centradas no enxugamento de gastos públicos e extinção sumária da política de correção do salário mínimo. Ou seja, implantação do Estado Mínimo e "correção entre aspas" do salário idem.

O mérito do neoliberal é que foi sincero: disse de pronto a que virá. A prática consagrada é a de segurar as rasteiras até a hora fatal (após as eleições, é claro!). Armínio inovou.

Já não se fazem republicanos, 'wasps' e neoliberais como antigamente...

(Sobre 'medidas impopulares', veja aqui e aqui).

Nenhum comentário: