quinta-feira, 27 de março de 2014

PICLES NOTICIOSOS



A pesquisa foi divulgada por todos os jornais globais? Elementar: os números são desfavoráveis ao Planalto.


Desemprego em fevereiro é o menor para o mês na série histórica desde que em vigor a sistemática de aferição observada pelo IBGE (março de 2002). No UOL, a manchete não mereceu de imediato o olho da rua, mas momentos após divulgada foi jogada para o rodapé da telinha.


Standard & Poor's rebaixa a nota de 13 bancos, estatais e privados. Itaú e Bradesco entre eles. Saída global: dar a manchete, claro (visto que desfavorável...), mas omitir os nomes das instituições.


Resolução da ONU condena incorporação da Crimeia pela Rússia, sob a alegação de que a consulta popular do último dia 16 na Crimeia é inválida por não ter sido aprovada pelo governo da Ucrânia. Ignora-se se a validade jurídica do golpe que destituiu o governo ucraniano anterior foi posta em discussão.


O embaixador da Ucrânia no Brasil exorta o País a manifestar-se contrariamente à anexação da Crimeia pela Rússia. Já, já, analistas iluminados seguirão o mesmo caminho: solenes editoriais exigirão que o Brasil rasgue alguns dos princípios de regência alinhados no artigo 4º da Constituição Federal e não só subscreva a resolução da ONU, mas rompa relações comerciais com a Rússia - o que, além de afetar nossos interesses comerciais, feriria o BRICS, para alegria de muitos.

Nenhum comentário: