quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

ECONOMIA: UM DADO CURIOSO DE 2013


Vendas nos supermercados tiveram alta de 5,36% no ano passado

Por Fernanda Cruz

As vendas reais nos supermercados brasileiros acumularam alta de 5,36% em 2013, segundo a Associação de Brasileira dos Supermercados (Abras). O crescimento supera a expectativa da entidade, que no início do ano passado estimava uma elevação de 3,5%.

Em dezembro, as vendas cresceram 2,87% na comparação com o mesmo período em 2012. Em relação a novembro, houve alta de 20,62%. “Não tivemos um dezembro tão bom, mas fechamos o ano com um acumulado – não que surpreenda, porque ele já vinha bem – mas com um desempenho muito bom”, avalia o presidente do Conselho Consultivo da Abras, Sussumu Honda. (...).

(Para continuar, clique aqui).

................
"...desempenho muito bom", ressalta o próprio presidente da ABRAS. De fato, a elevação de 5,36% nas vendas reais nos supermercados em 2013 é respeitável, valendo notar que a estimativa da associação, no início do ano passado, era de 3,5%. A alusão, no título do post, a "um dado curioso" se justifica pelo fato de este constituir o primeiro resultado concreto (e, é lícito dizer, surpreendente) de um segmento importante da economia, pois até então os analistas iluminados esmeravam-se em lançar ao público estimativas sombrias para itens estratégicos em geral.
Depois dessa, resta-nos aguardar os demais anúncios concretos (inclusive do PIB) relativos a 2013.

Nenhum comentário: