quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

A QUEDA DA INADIMPLÊNCIA EM 2013


“(...) a manutenção de baixas taxas de desemprego ao longo de 2013, o maior rigor na concessão de crédito pelas instituições financeiras e a maior preocupação dos consumidores em quitar dívidas em vez de assumir novos financiamentos”.


(Economistas da Serasa Experian, apontando as três principais causas da redução - de 2% - da inadimplência em 2013. Em 14 anos de pesquisa, foi a primeira redução observada. "Só no último mês do ano, houve recuo de 6,5% em relação a dezembro de 2012, na sétima diminuição seguida", informa a Agência Brasil. As maiores quedas na inadimplência ocorreram em relação aos cheques sem fundo - 9,4% sobre o ano anterior - e às dívidas não bancárias - cartões de crédito, financiamentos, carnês e serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica e água -, com volume 4,8% menor.

A queda da inadimplência confirma as declarações oferecidas no último domingo pela empresária paulista Luiza Helena Trajano Inácio Rodrigues, atual presidente da rede de varejo Magazine Luiza,  no programa Manhattan Connection, da Globo News - aqui -, para desolação de seus iluminados entrevistadores).

Nenhum comentário: