quinta-feira, 28 de novembro de 2013

O PROTESTO CONTRA O ENSINO ENVIESADO DE ECONOMIA


“Alunos podem, atualmente, obter um diploma de economia sem jamais terem sido expostos às teorias de Keynes, Marx ou Minsky, e sem terem aprendido nada sobre a Grande Depressão.”


(Trecho de carta dirigida ao jornal britânico The Guardian por acadêmicos em apoio a estudantes que estão se manifestando contra o ensino de economia neoclássica, engrossando a pressão para que as universidades mais importantes façam reformas em cursos dominados por teorias de livre mercado que ignoram o impacto da crise financeira mundial.

Segundo os acadêmicos, as agências que administram bolsas de estudo e pesquisa no Reino Unido estariam exercitando um sistema de financiamento estatal baseado na avaliação de revistas científicas “que são muito enviesadas em favor da ortodoxia e contra a diversidade intelectual”. Aqui.

Como se vê, o neoliberalismo, não obstante a desmoralização sofrida em 2008, se mantém lépido e fagueiro, ministrando 'aulas' a torto e a direito. Basta ver o prestígio desfrutado por seus próceres junto aos grandes meios de comunicação brasileiros).

Nenhum comentário: