terça-feira, 29 de outubro de 2013

CAMERON: PARA INGLÊS NÃO LER

Alex Falco.

Cameron ameaça censurar vazamentos de Snowden

Por Andrew Osborne

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, ameaçou (...) tomar medidas para proibir os jornais britânicos de continuarem revelando informações vazadas pelo ex-técnico de inteligência norte-americano Edward Snowden.

"Se eles não demonstrarem alguma responsabilidade social, será muito difícil para o governo recuar e não agir", disse Cameron ao Parlamento.

Segundo Cameron, o jornal The Guardian publicou alguns materiais prejudiciais à segurança nacional depois de ter inicialmente concordado em destruir outros dados delicados.

Na sexta-feira, Cameron havia acusado Snowden e jornais não identificados de terem ajudado inimigos da Grã-Bretanha a burlar a vigilância dos seus serviços secretos.

Revelações de Snowden sobre as atividades da agência britânica de inteligência GCHQ e sobre sua cooperação com a Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos constrangeram o governo britânico e irritaram muitos parlamentares do Partido Conservador (governo), que viram nisso uma violação da segurança nacional.

Cameron deixou claro que sua paciência está se esgotando, mas disse aos parlamentares que prefere não agir com mão pesada com os jornais que publicaram segredos.

"Não queremos usar liminares, ordens de censura ou outras medidas mais duras. Acho que é muito melhor apelar ao senso de responsabilidades social dos jornais." (Fonte: aqui).

................
Diálogo num aconchegante pub londrino: 

- A subordinação de Cameron à Corte chega a ser comovente.

- É óbvio, ele, por dever de ofício, tem a obrigação de ser submisso ao Palácio!

- Não me refiro ao Palácio, mas à Corte, à Metrópole D'além Mar...

Nenhum comentário: