quinta-feira, 12 de setembro de 2013

OS SENTIDOS DO LIVRO


O fiasco do livro digital

Por Luiz Antonio Mello

O mercado de livros digitais cresceu mais de 350% de 2011 para 2012. Mesmo assim, ainda não alcança 1% do faturamento das editoras no Brasil. É o que aponta a pesquisa feita pela Câmara Brasileira do Livro (CBL). A diretora da CBL, Susanna Florissi, garante que o livro digital, ou eBook, já é uma realidade, mas tanto o mercado editorial como os consumidores ainda precisam se adaptar à nova plataforma de leitura.

“Tem vários formatos, uns são mais simples, como o próprio PDF, que muitos profissionais não consideram como livro digital mas eu considero, temos o ePub, e existem também livros digitais muito mais elaborados, que são mais caros de serem produzidos, como os livros interativos, que tem som, movimento, vídeo no livro”.

De acordo com a pesquisa da CBL, 68% das editoras comercializam livros digitais, sendo que 59% ainda estão inseguras quanto ao formato a ser utilizado. Do total que respondeu a pergunta, 58,7% usam plataformas dos canais de venda e 52,4% usam distribuidoras digitais. A maioria, 70%, vendem o arquivo com DRM, um tipo de bloqueio que não permite que sejam feitas cópias.

Quanto ao faturamento, 54% disseram a Agência Brasil que a venda de livro digital não chega a 1% do total e 10,53% responderam que está acima de 50%. Para Susanna, é uma questão de tempo e investimento para o mundo da leitura se fundir com o virtual. “Não que o livro impresso vá desaparecer, mas simplesmente o livro digital é um complemento, principalmente o livro didático”, diz.

................
Nem tanto ao mar, nem tanto à terra: não há que se falar em 'fiasco do livro digital'. Para ficarmos num exemplo: a expansão do livro didático digital certamente envolverá o universo literário, visto que obras literárias também integram a pauta escolar. No geral, é certo que a expansão não será tão 'avassaladora' como inicialmente se apregoava, até mesmo em face de argumentos como o apresentado por um leitor apaixonado pelo 'velho' livro: "...prefiro em papel mesmo... Quem resiste ao cheiro de um livro novo?".

Nenhum comentário: